16 de maio de 2023, 09:08
Alunos de Cabo têm instrução sobre Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec)
Publicada em 08/04/2016
O programa de atividades dos alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) tem sido muito intenso. Nesta última semana, os militares contaram com instruções sobre Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), ministradas pelo capitão BM Silvio Leonardo Prado.
Na ocasião, os militares puderam aprimorar os seus conhecimentos no tocante a buscas e localização de vítimas que estão abaixo dos escombros, como também foram orientados a como fazer marcações da quantidade de localização de vítimas; marcações sobre os perigos relacionados à atividade de busca e resgate em estruturas colapsadas; técnicas de prospecção, audição e escuta para contato direto com a vítima, tanto através do meio humano, como através dos cães; além de orientações de como usar o equipamento de proteção individual de maneira correta, específico da atividade de Brec.
Durante o curso, 26 cabos puderam pôr em prática o que aprenderam em sala de aula, contando ainda com aulas teóricas sobre as Noções de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que são as condições necessárias para que a equipe de Brec possa atuar em ocorrências, através de um gerenciamento de incidentes padronizado, a exemplo do que ocorreu no desabamento de um prédio na Coroa do Meio, no bairro da zona sul de Aracaju, no ano de 2014, em que os Bombeiros conseguiram resgatar uma família de quatro pessoas com vida, após ficarem soterradas por mais de 34 horas.
Para o capitão BM Silvio Leonardo, o curso é de suma importância para os militares, pois prepara os bombeiros para situações de emergências específicas de resgate em estruturas colapsadas. “As atividades de Brec são mais longas e muito cansativas, chegando a durar em torno de 40 horas, trazendo uma grande fadiga ao profissional, pois a utilização de equipamentos de menor impacto é feita de forma muito delicada, para que não ocasione um novo colapso na estrutura . Por isso é necessária a capacitação de nossos militares, para que possamos ter sempre êxito em nossas ocorrências”, ressaltou o capitão.