16 de maio de 2023, 10:15

Alunos de escola pública visitam o Corpo de Bombeiros


Publicada em 04/07/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã desta terça-feira (04), dando continuidade à programação da Semana do Bombeiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu a visita de 70 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dom José Vicente Távora. Durante toda a manhã, as crianças, com idade entre 06 e 09 anos, tiraram dúvidas sobre a prevenção de acidentes domésticos e entraram em contato com viaturas e materiais operacionais dos bombeiros.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Maria José Nascimento, a interação entre bombeiros e estudantes é de fundamental importância para a formação das crianças. “A escola é um espaço de cidadania. Então eles precisam começar a construir projetos de vida. Muitas dessas crianças conhecem o trabalho dos bombeiros, mas não de uma forma tão próxima. A partir do momento que têm essa possibilidade de ver de perto o trabalho dos bombeiros, as crianças estarão experimentando e exercitando o que querem ser no futuro”, diz.

Ainda segundo a coordenadora, a visita à corporação é uma ótima oportunidade de sair de dentro da sala de aula e passar outras formas de conhecimento aos alunos. “Sair do espaço escolar é sempre bom, porque a gente exercita a cidadania, o respeito, as regras da outra casa e o comportamento. Assim eles começam a aprender as regras de convivência social”, explica a pedagoga Maria José.

A atividade começou com uma palestra sobre primeiros socorros, em que foram explicados procedimentos como lavar com água e sabão em caso de ferimento pequeno, estancar o sangramento e levar a vítima ao médico em caso de ferimentos maiores. As crianças aprenderam também que, em caso de choque elétrico, não se deve tocar na vítima antes de desligar a corrente elétrica.

Para a sargento BM Perla Vieira, que ministrou a palestra, é importante a interação dos alunos com o Corpo de Bombeiros. “As crianças são muito aplicadoras, ou seja, em várias ocorrências de primeiros socorros, que podem acontecer nas casas dessas crianças, elas têm como orientar os pais, mostrar o que aprenderam. É muito importante passar para as crianças noções de primeiros socorros, saber como ligar para o serviço de socorro, o que fazer e como fazer”, afirma a bombeira.

Após a palestra, houve uma demonstração dos materiais operacionais usados pelos bombeiros. As crianças tiveram a oportunidade de praticar rapel e subir em uma plataforma de resgate, simulando a ação dos bombeiros. Para muitos dos pequenos, essas demonstrações foram o ponto alto da visita à corporação. É o caso de Ana Cecília, de 9 anos, que, de tão fascinada pelo universo dos bombeiros, com a plataforma de resgate e os caminhões, já pensa em ser bombeira quando crescer.

Bruno, de 7 anos, também quer ser bombeiro, pois segundo ele ficou encantando como eles salvam as pessoas. Mas, apesar de querer seguir a profissão, reconhece que, por enquanto, precisa do auxílio de um adulto para realizar os primeiros socorros.

Massagem relaxante

Além da visita da escola ao quartel, as comemorações no âmbito da Semana do Bombeiro contaram, nesta terça-feira (04), com a oferta de massagens relaxantes, reiki e acupuntura auricular aos profissionais que estavam em serviço operacional e administrativo no quartel do comando geral. Os trabalhos foram realizados pelas equipes do Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe (MOPS).

As atividades da Semana do Bombeiro continuam amanhã (05), com o 3° Seminário de Segurança Contra Incêndio. O evento, que ocorre das 8h às 12h, reúne estudantes de Engenharia Civil, projetistas e demais profissionais da área. O seminário tem como objetivo discutir a importância das medidas de segurança contra incêndio e pânico a serem adotadas em edificações e locais de reunião de público.