11 de maio de 2023, 09:16

ALUNOS DO CHO REALIZAM TREINAMENTO AQUÁTICO


Publicada em 08/10/2013

 

Com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula os alunos do Curso de Habilitação de Oficiais do CBMSE (CHO), realizaram na manhã desta terça-feira, 08, um treinamento voltado para ocorrências de salvamento aquático.

Sob a supervisão do Major BM Hector Silva Monteiro, os formandos estiveram na praia da Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju, onde puderam conhecer e utilizar equipamentos normalmente empregados pelas equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros durante as ocorrências.

A instrução faz parte do conteúdo da matéria Técnicas e Táticas de Operações Bombeiro Militar que integra a grade curricular do curso e é ministrada pelo Major Hector. Além do salvamento aquático, esta disciplina também proporciona aos alunos conhecimentos específicos nas áreas de salvamento em altura e salvamento terrestre.

Na instrução de hoje nós simulamos situações de afogamento e os alunos aplicaram técnicas de salvamento com uso de vários recursos materiais como cordas, prancha, bóias, rescue-tube(flutuador), bote inflável e reboque manual de vítima, explicou o Major Hector.

Na semana passada a instrução foi realizada na sede do Grupamento Tático Aéreo (GTA) onde os alunos, orientados pelo Tenente BM Remilton Silva, executaram técnicas de salvamento utilizando aeronaves.

O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), tem a participação de 13 alunos, sendo 02 do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará e 11 integrantes do CBMSE, e está sendo realizado no Centro de Ensino e Instrução(CEI) localizado no Bairro Industrial, em Aracaju.

 

Fonte: ASCOM/CBMSE

Fotos GTA: Sgt BM ADEMIR