16 de maio de 2023, 09:07

Alunos do curso de cabo recebem instrução do GTA


Publicada em 05/04/2016

 

Nesta última segunda-feira (04), os alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) tiveram instrução sobre Noções Básicas de Operações Aéreas com o Grupamento Tático Aéreo (GTA). A disciplina, que teve 16 horas/aulas de teoria e prática, abordou sobre a delimitação de área e confecção da Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH); noções básicas de finalização e balizamento para pouso de helicóptero; cadeias de comando para acionamento do recurso aéreo; procedimentos de aproximação, embarque e desembarque para o transporte de pessoal, material, equipamentos; dentre outros.

De acordo com um dos instrutores da disciplina, o capitão BM Leonardo, o curso dá uma noção geral e habilita os militares para uma futura ocorrência, capacitando-os para identificar a direção do vento, confeccionar a ZPH e identificar a rampa de aproximação, promovendo uma área restrita e segura para o pouso do helicóptero.

Durante a disciplina, os alunos foram divididos em equipes e confeccionaram as ZPH, analisando o solo, a direção do vento, a área sem obstáculos e cortaram o mato, para delimitarem um quadrado de 20x20m. “Além das aulas, fizemos um sobrevoo com os integrantes do CFC e todos tiveram a oportunidade de sobrevoarem na região do Aeroclube”, destacou o capitão.