19 de maio de 2023, 11:13

Alunos do Curso de Formação de Oficiais participam de ciclo de palestras sobre Gestão Pública


Publicado em 22/07/2021

Durante a manhã desta quinta-feira (22), os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram de um ciclo de palestras sobre Gestão Pública, no auditório do Quartel Central, em Aracaju. O evento faz parte da disciplina “Gestão de Recursos e Contratações” e teve a finalidade de ampliar a percepção dos futuros gestores da corporação sobre a responsabilidade de atender às demandas da população sergipana.

De acordo com a instrutora da disciplina, major BM Jeane Lisboa, os alunos puderam ter a dimensão do desafio da corporação, considerando os avanços da sociedade que requer serviços cada vez mais complexos. “Com esse ciclo de palestras, esses futuros gestores já entrarão na corporação com um vasto conhecimento, e com certeza, a resposta que vão dar, tanto para a corporação quanto para a sociedade, será bem melhor”, pontuou.

Para falar sobre o “Panorama Socioeconômico do Estado de Sergipe”, foi convidado o coordenador do Observatório de Sergipe, da Secretaria Geral de Governo do Estado, Ciro Brasil de Andrade. “É fundamental para esses futuros oficiais terem uma visão de conjunto da complexidade que é a realidade social e econômica de Sergipe. Eles interferem em uma realidade que é permeada de elementos econômicos, como a diminuição da pobreza em nosso Estado, os desafios que ainda temos nas áreas da educação, da saúde e quais são as oportunidades por trás desses indicadores que o Estado tem para poder crescer e ter uma qualidade de vida melhor”, destacou.

O superintendente de Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Marcos Felipe de Almeida Gomes, fez uma palestra com o tema “O orçamento público como ferramenta de realização das ações públicas”. “É importante saber como conseguir colocar dentro do orçamento aquilo que se planejou, ou seja, oferecer ao cidadão um serviço. No caso do Corpo de Bombeiros, é poder estar sempre disponível com viaturas, materiais e ações da corporação para ofertar à sociedade aquilo que ela quer como retorno da receita que ela oferece ao governo”, comentou.

Finalizando o ciclo de palestras, o assessor chefe da superintendência de Compras Centralizadas da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), Bruno Rosceli, falou sobre “Contratações Públicas no Estado de Sergipe: avanços e desafios”. “Essa palestra é de extrema relevância, porque quando pensamos em Corpo de Bombeiros, esquecemos da estrutura gigantesca administrativa por trás. Para conseguirmos um serviço público prestado com excelência, é preciso conhecer todas as ferramentas da administração. Então, viemos prestar esclarecimentos sobre como funciona o procedimento de compras públicas do estado”, afirmou.

Os alunos aprovaram a iniciativa de proporcionar um conhecimento mais amplo da gestão pública. “É uma oportunidade ímpar para nós que estaremos em breve nas fileiras dos quadros de oficiais da corporação. Teremos essa grande responsabilidade de gerir os gastos do CBMSE, em termos de orçamento público. Portanto, essa palestra vem aumentar os conhecimentos que a gente já vem acumulando”, declarou o aluno do CFO, Pedro Luduvice.

Por Vitória Lima
Fotos: Vitória Lima