17 de maio de 2023, 11:16

Assessoria de Tecnologia da Informação do CBMSE inicia o ano com investimentos


Publicada em 05/02/2019

A Assessoria de Tecnologia da Informação (Astinf) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), inicia o ano com investimentos em tecnologia para os setores da corporação, uma nova equipe de profissionais terceirizados e alguns projetos previstos para 2019.

De acordo com o chefe da Astinf, o major Alex Max, a expectativa para este ano é de uma resposta mais rápida no desenvolvimento e implantação de sistemas automatizados de tecnologia da informação para o CBMSE, assim como de soluções para problemas de infraestrutura e redes.

“Esses investimentos vão acelerar a produção dos sistemas que são desenvolvidos pela Astinf. A contratação dos links com uma empresa de telecomunicações, possibilitou não só uma economia, como também, um aumento de velocidade nos locais contemplados”, afirma o major.

Segundo o oficial, essa nova contratação visa ampliar a velocidade da internet em cinco vezes e reduzir o custo atual com a contratação dos links em 30%. “O processo teve início ainda na gestão do tenente-coronel Ângelo Bezerra, e estamos aguardando o cronograma de execução da empresa de telecomunicações”, relata.

O chefe da Astinf informa como será revertida parte dessa nova economia: “Uma parte dessa economia vai ser usado para a contratação de uma empresa terceirizada para alimentar o sistema BMRH, então a economia está sendo revertida para aumentar a eficiência dos trabalhos na Diretoria de Recursos Humanos da nossa corporação”, diz.

A nova equipe de funcionários da Assessoria de Tecnologia da Informação conta com os seguintes profissionais: um técnico de suporte, um analista de suporte a redes, um gerente de projetos, um analista de sistemas, dois programadores e uma estagiária de análise e desenvolvimento de sistemas. “A contratação desse profissionais terceirizados, visa atender às demandas tecnológicas da corporação”, diz o major, que ainda acrescenta, “Em breve também serão retomados os trabalhos a respeito da intranet utilizando o servidor instalado no QCG”.

Alguns projetos previstos para 2019 são:

NomeDescriçãoSetores Envolvidos
1.       Integração JUCESEIntegrar o sistema de acompanhamento de projetos de segurança com JUCESE.ASTINF, JUCESE
2.       PIGNUSDesenvolvimento do novo sistema para a Diretoria de Atividades Técnicas.DAT, ASTINF
3.       OFFICIUMDesenvolvimento do Sistema de Escala Operacional.DOP, Unidades Operacionais, ASTINF, Comando.
4.       PROCESSUSControle e gestão dos processos.Corregedoria, ASTINF, COMANDO.
5.       Museu do BombeiroDesenvolver Site do Museu CBMSE.ASTINF, ASSCOM, COMANDO.
6.       HelpDesk ASTINFImplantação de Nova ferramenta para o atendimento de solicitações e incidentes do CBMSE.ASTINF
7.       AVAImplantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (moodle), implantação do Ensino a distância (EAD).ASTINF, DEPI

Por: Nathália Passos
Informações da Astinf