10 de maio de 2023, 10:22
Balanço Geral do Pré-Caju
Publicada em 24/01/2012
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe apresenta a sociedade sergipana um balanço das atividades desenvolvidas durante o Pré Caju 2012.
O CBMSE empregou um efetivo diário de 140 (cento e quarenta) bombeiros militares os quais foram distribuídos em dois turnos de trabalho, totalizando cada um 08 (oito) horas de serviço.
Foram desenvolvidas atividades de prevenção de incêndio e pânico e atendimento pré-hospitalar em todo o circuito. As equipes foram distribuídas da seguinte maneira:
Patrulhas de resgate as quais tinham como função prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas de traumas e ou outras complicações clínicas.
Guarnições de combate a incêndio distribuídas em 04 (quatro) viaturas Auto Bomba Tanque – ABT com a função primordial de debelar incêndios.
Guarnições de salvamento com a finalidade de resgatar possíveis vítimas em caso de colapso de estrutura, pânico generalizado, etc. Para tanto fora disponibilizada uma viatura denominada Auto Busca e Salvamento devidamente equipada com materiais e equipamentos próprios para tal atividade.
Motossocorristas disponibilizados em todo o circuito a fim de prestar os primeiros socorros às vítimas de traumas e outras patologias, além de diminuir o tempo respostas a essas ocorrências em apoio às Patrulhas de resgate.
Guarnição de salvamento aquático cuja finalidade precípua era realizar patrulhamento em todo o estuário dos rios Sergipe e Poxim, utilizando-se de uma lancha e de um Jet ski.
Vistoriantes durante os quatro dias de folia os militares da Diretoria de Atividades Técnica – DAT realizaram vistorias em todos os camarotes da ASBT e da Ilha FM a fim de constatar possíveis irregularidades e saná-las.
Foram disponibilizados 03 (três) postos de comando os quais serviram de base para a realização de procedimentos de Atendimento Pré-hospitalar e apoio aos bombeiros militares.
Além dos bombeiros militares presentes nos dias do evento havia 30 (trinta) Bombeiros Civis contratados pela organização do evento a pedido da Diretoria Operacional os quais tinham como missão básica o transporte de possíveis vítimas do local da ocorrência até o posto de atendimento do SAMU/SE ou para as ambulâncias mais próximas.
A supervisão do serviço diário fora realizada por um Oficial Superior da Corporação (Major ou Tenente Coronel) sob a coordenação geral do Coronel Diretor de Operação do CBMSE e seus auxiliares.
Durante todo o evento foram contabilizadas 55 (cinqüenta e cinco) ocorrências, dentre as quais se destacam os casos de embriaguez, ferimentos por arma branca e um incêndio em um carro de venda de milho cozido provocado pela má utilização de GLP.
Quadro demonstrativo das Ocorrências no Pré-caju 2012
DIAS 19/01/12 19/01/12 19/01/12 22/01/12
OCORRÊNCIAS 17 11 24 03