12 de maio de 2023, 09:38

Bombeira sergipana ocupa o 1º lugar no ranking mundial de Jiu Jitsu


Publicado em 17/06/2015

 

A 3ª Sgt BM Suyan Caroline Alves, integrante do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Gmar/CBMSE) ocupa a primeira colocação no ranking mundial de Jiu Jitsu, na categoria máster super pesado. Sua vitória mais recente aconteceu no último domingo (14), em Aracaju/SE, sendo campeã de sua categoria na Copa Talentos de Jiu Jitsu.

Só no primeiro semestre deste ano, a bombeira venceu o Campeonato Baiano de Jiu Jitsu (em junho); o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu (entre maio e junho) e a 1ª etapa do Circuito Elite de Jiu Jitsu (em março), além de ter subido no 2º lugar do pódio no Campeonato Estadual de Jiu Jitsu, todos na categoria super pesado. A próxima disputa da atleta será no Campeonato Internacional Master, de 23 a 26 de julho, no Rio de Janeiro/RJ.

Integrante do Corpo de Bombeiros há 13 anos, Suyan sempre praticou atividades esportivas em busca de melhoria para a saúde, tais como natação e ciclismo, mas só começou a treinar Jiu Jitsu em agosto do ano passado. “Na atividade de bombeiro, sentia que tinha dificuldade em relação à defesa, para atender, por exemplo, ocorrências relacionadas a paciente psiquiátrico, além de outras necessidades do serviço. Tinha vontade de fazer artes marciais, mas não dava para conciliar com minha rotina diária. Quando minha agenda ficou mais tranquila, fui convidada a fazer uma aula experimental de Jiu Jitsu na Academia Studio Wave e gostei”, diz.

A sargento destaca que há vários resultados positivos decorrentes da prática do Jiu Jitsu, que vão além da defesa pessoal e dos benefícios físicos. “Dentre os principais motivos que me fazem querer cada vez mais continuar neste esporte estão a disciplina nos treinos, as amizades e o companheirismo entre os colegas de treino da equipe GFTeam”, ressalta Suyan.

A bombeira busca agora patrocínio para participar dos campeonatos realizados fora de Sergipe. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail: suyancaroline@yahoo.com.br.