16 de maio de 2023, 10:18

Bombeiro de SE é avaliador do 2° Desafio Nacional de Resgate Veicular


Publicada em 04/07/2017

 

 

 

 

 

 

 

O chefe do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), tenente coronel BM Max Oliveira Menezes, integra o quadro de avaliadores do 2° Desafio Nacional de Resgate Veicular – Seletiva para o World Rescue Challenge (WRC) 2017, campeonato mundial de resgate que acontece na Romênia. O evento, que começou na última segunda-feira (13) e prossegue até este sábado (15), em Chapecó/SC, é promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) e pela Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

A competição conta com 20 equipes de todas as regiões do país, totalizando 150 participantes, que devem cumprir, em um tempo específico, protocolos internacionais de atendimentos e socorro às vítimas de trânsito. No desafio, os competidores demonstram diversas técnicas e opções para a remoção de vítimas aprisionadas em veículos, buscando padrões de excelência. A performance das equipes nas provas é observada por um time de avaliadores qualificados. Os técnicos avaliam desde a sinalização e identificação de riscos até a estabilização, acesso, organização da área de trabalho, preparação do veículo, manuseio de ferramentas, desempenho técnico, progressão da operação, trabalho em equipe e comunicação, EPI, proteção da área de trabalho, cuidados com a vítima, espaço e extração.

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o tenente coronel Max, a competição replica diversos cenários reais de resgate veicular e os parâmetros avaliados são baseados nas melhores práticas elencadas pela Organização Mundial de Resgate e conforme os comitês técnicos de organizações de resgate. “Os cenários que são criados aqui são complicados e trazem pra as equipes grandes dificuldades para a extração da vítima e do desencarceramento. Criam-se vários planos de ação para situações reais com vítimas reais. Isso nos traz aprimoramento de técnicas e conhecimento de novas técnicas. Toda essa competição WRC, incluindo suas seletivas, está mudando os cursos de salvamento veicular”, explica.

Max Menezes ressalta que sua participação como avaliador de uma competição mundial mostra o nível de qualificação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe no que diz respeito a resgate veicular. “É uma grande experiência para mim e para a corporação, porque a área de salvamento veicular vem crescendo muito em nosso estado e isso está sendo difundido mundialmente. O CBMSE está no topo deste conhecimento. Temos também profissionais participando da Comissão Nacional de Salvamento Veicular. É de grande valia para o CBMSE estar inserido neste cenário mundial”, destaca o coronel.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress