24 de maio de 2023, 10:28

Bombeiro de Sergipe participa de Curso de Especialização em Salvamento em Alturas (CESALT) no Mato Grosso


Publicada em 26/04/2022

“Altura sempre foi uma paixão. Antes de ingressar no Corpo de Bombeiros, eu já praticava atividades que envolviam altura. Durante o curso de formação, conheci o lado mais técnico e resolvi abraçar essa oportunidade, incentivado pela equipe de especialistas da corporação”. A declaração é do soldado Matheus Nascimento, que em breve vai integrar essa equipe de especialistas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), já que ele está participando do Curso de Especialização em Salvamento em Alturas (CESALT) realizado no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT).

O Curso teve início no dia 28 de março deste ano e a duração será de dois meses. Na programação do curso estão instruções de Física aplicada ao Salvamento, Materiais de Salvamento em Altura, Nós e Amarrações, Técnicas de Ascenção, Maneabilidade em Cabos, Técnicas de Descenção, Tirolesas e Elevadores, Operações em Cachoeiras, Operações Helitransportadas, Tentativa de Suicídio e Paraquedismo.

Participam 22 bombeiros de quatro Estados. As instruções práticas são em diversos locais como na cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de altura, na Chapada dos Guimarães. Essa instrução realizada foi realizada nesta segunda-feira (25), onde os alunos montaram uma tirolesa horizontal e atravessaram a cachoeira no Comando Crawl, entre várias outras técnicas que foram treinadas.

“Está sendo uma experiência incrível. O curso é bastante intenso e demanda muito esforço físico e mental. Entretanto, o retorno é uma grande quantidade de conhecimento. Acredito que o aprendizado adquirido no curso servirá em diversas situações que encontramos no serviço, aumentando o nosso leque de opções e otimizando os salvamentos”, afirmou o soldado Nascimento.