12 de maio de 2023, 09:11

Bombeiro de Sergipe participa de Desafio Mundial de Desencarceramento


Publicado em 23/10/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O capitão BM João Adauto de Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), participou, entre os dias 10 e 12 de outubro, do Rescue World Challenge 2014(Desafio Mundial de Desencarceramento), realizado na Escola de Incêndio de Moreton in Marsh, na Inglaterra. Com bombeiros do Amapá e Paraná, o capitão do CBMSE fez parte de uma das duas equipes brasileiras que competiram com profissionais de diversos países do mundo no que diz respeito à agilidade e perfeição das técnicas de resgate e salvamento de vítimas de acidente automobilístico.

De acordo com o capitão João Adauto, o desafio de desencarceramento envolveu três situações distintas, com provas cujo tempo de atuação durava 10, 20 e 30 minutos. A primeira delas simulava um acidente complexo, com duas vítimas encarceradas, enquanto que a segunda tinha apenas uma vítima, porém em estado grave, necessitando ser retirada rapidamente das ferragens. Já a terceira prova exigia dos bombeiros um resgate com uma quantidade limitada de equipamentos. Além da competição, as equipes participaram de workshops sobre veículos pesados de mercadorias e tecnologias de novos veículos usados pelos bombeiros.

“Participar desse desafio foi uma ótima experiência! É bom ver que o Corpo de Bombeiros de Sergipe está no caminho certo, trabalhando com uma doutrina padronizada mundialmente de desencarceramento e seguindo todos os protocolos internacionais. São as mesmas técnicas que ensinamos aos nossos profissionais, aqui no CBMSE, no Curso de Resgate Veicular. O Brasil tem grande número de ocorrências envolvendo acidente automobilístico, o que nos dá uma grande experiência na área. O evento ficou marcado pela grande troca de informações e experiências entre equipes de resgate de todo o mundo”, explica o capitão. A equipe vencedora do desafio foi a dos bombeiros de Portugal.

Rescue Days

Antes de competir no Desafio Mundial de Desencarceramento, o capitão João Adauto participou, entre os dias 3 e 5 de outubro, em Heitersheim, na Alemanha, do Rescue Days 2014, considerado o maior evento do mundo para a assistência técnica em resgate e desencarceramento. A iniciativa contou com 800 participantes de 27 países, sendo a delegação do Brasil formada por 21 profissionais, entre civis e militares.

“O treinamento busca preparar os Corpos de Bombeiros e as organizações que atuam na área de salvamento para o resgate de vítimas presas nas ferragens de veículos colididos, atualizando os profissionais sobre as novas tecnologias e a diversidade dos veículos que trafegam pelo mundo. Para estar preparado para atuar em ocorrências de resgate veicular, é importante treinar diferentes cenários de acidentes e adquirir conhecimentos sobre a tecnologia utilizada. O Rescue Days abordou os procedimentos de desencarceramento envolvendo automóveis, caminhões e ônibus”, ressalta o capitão João Adauto.

 

Fonte: Ascom/CBMSE