18 de maio de 2023, 10:03
Bombeiro Sergipano viaja a Moçambique para ajudar vítimas de ciclone
Publicada em 01/04/2019
O bombeiro militar de Sergipe, subtenente Rinaldo Freire, que está à disposição da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), embarcou neste domingo (31), junto com as equipes locais para ajudar nos auxílios às vitimas do ciclone tropical que tocou o solo em Moçambique, no ultimo dia 14.
Em sua primeira atuação internacional, a FNSP viajou com um efetivo composto por 20 especialistas em busca e salvamento. Eles transportaram botes e outros equipamentos adaptados ao tipo de resgate, atuando na cidade de Beira, capital do estado de Sofala, uma das mais populosas do país e foi uma das localidades mais afetadas pelos fortes ventos, chuvas e inundações causadas pela passagem do ciclone.
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde também vai doar medicamentos e insumos estratégicos. Ao todo, serão enviados seis kits, totalizando 870kg, quantitativo suficiente para atender até 3 mil pessoas por um período entre três meses.
A autorização para a ida de membros da equipe de busca e salvamento foi publicada em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicada na última sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DUO).
Inicialmente, a permanência dos profissionais será de 30 dias, podendo ser prorrogado diante das necessidades locais, caso contrário, o efetivo retornará ao Brasil.
Por: Bruno Carvalho