12 de maio de 2023, 10:24

Bombeiros abrilhantam Desfile de 7 de Setembro em Aracaju


Publicada em 07/09/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) abrilhantou, nesta segunda-feira (07), o Desfile Cívico-Militar da Avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju, prestando homenagem ao Dia da Independência do Brasil. Ao todo, marcharam no cortejo aproximadamente 300 bombeiros, distribuídos em cinco pelotões, 15 carros administrativos e nove viaturas operacionais, representando as diversas atividades desenvolvidas pelos soldados do fogo, tais como combate a incêndio e salvamento.

A Banda Marcial do CBMSE, sob a regência do maestro 1º tenente BM José Carlos Paixão, seguiu à frente da tropa, que, por sua vez, foi comandada pelo tenente coronel BM Fábio Pinto Cardoso. O Estado Maior do CBMSE esteve representado por 23 oficiais superiores e intermediários. Já a Guarda-Bandeira contou com três aspirantes a tenente e sete soldados.

O comandante-geral do CBMSE, o coronel BM Regnaldo Dória de Freitas, assistiu ao desfile no palanque oficial do Governo, acompanhado do Governador do Estado de Sergipe em exercício, Belivaldo Chagas, do Secretário de Estado de Governo, Mendonça Prado, e do Sub-Comandante Geral do CBMSE, Coronel Eduardo Carlos Santos Pereira, dentre outras autoridades civis e militares.  . “A importância do 7 de setembro é comemorar a independência do Brasil,  além de celebrar e resgatar a nacionalidade da nossa gente. Em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil, O CBMSE, como força auxiliar e reserva do Exército, desfila com o intuito de somar as forças militares na demonstração de civismo e militarismo,” afirma o comandante.

O 5º Pelotão foi um dos que mais chamou a atenção do público, porque além de 13 bombeiros treinados em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), contou com 06 binômios do Grupamento de Busca e Salvamento com Cães (Bresc). Os cães farejadores são treinados em localizar pessoas desaparecidas e vítimas soterradas em desabamentos de edificações e deslizamentos de terra.

Participaram também do desfile crianças uniformizadas, exemplo de Luiz Miguel Cardoso, filho do tenente BM José Cardoso, muito feliz e orgulhoso em desfilar pela terceira vez e contribuir junto com as outras crianças para o sucesso do desfile. Bombeiros reformados e da reserva remunerada, homens que já suaram suas camisas em defesa da sociedade sergipana também estiveram presentes, representando a história viva do Corpo de Bombeiros. Após a passagem da tropa, desfilaram as viaturas que compõem o trem de socorro do CBMSE.