19 de maio de 2023, 09:29

Bombeiros adquirem novas ambulâncias e equipamentos


Publicada em 02/07/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) adquiriu, por meio de convênios firmados com a União, cinco ambulâncias que serão utilizadas como unidades de resgate (UR) nos quartéis de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Itabaiana, além da Unidade Operacional de Ensino, localizada na capital. Com um investimento de R$ 850 mil, a aquisição fortalecerá os trabalhos de atendimento emergencial a vítimas de acidentes na fase pré-hospitalar.

A entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira (02), em meio às comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, que acontecem de forma adaptada, por conta da pandemia do coronavírus, com palestras online e apresentação da Banda de Música nas redes sociais. Além das viaturas, foram entregues equipamentos usados no serviço operacional, como materiais de salvamento terrestre, balaclavas, botas e roupas de combate a incêndio, equipamentos de proteção respiratória, luvas e serras sabre. Somando-se os investimentos em viaturas com os valores dos equipamentos, também adquiridos com recursos federais, o montante chega a R$ 2,8 milhões.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), José Pereira de Andrade, que fez a entrega simbólica das chaves das viaturas e demais equipamentos, a meta do Governo de Sergipe é reaparelhamento do Corpo de Bombeiros. “Estamos fazendo bem nosso dever de casa. Para se ter um a ideia, apenas Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul estão nesta fase de aquisição e entrega de material. Outros materiais estão para chegar, para reequipar a instituição. Aproveito a oportunidade para parabenizar os bombeiros pelo seu dia”, diz.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, ressalta que a compra dessas viaturas reafirma o compromisso da corporação em atingir a excelência na prestação de serviços. “Recebemos estas ambulâncias, oriundas de investimentos de emendas de bancada e de transferência Fundo a Fundo, em um dia muito especial, já que hoje, nós bombeiros, comemoramos 164 anos de existência no Brasil. Neste 2 de Julho, quero agradecer e parabenizar esses homens e mulheres que trabalham dando o melhor de si, para salvar vidas e bens alheios nos quatro cantos do Estado de Sergipe. Sinto-me honrado em fazer parte de uma instituição apontada, pela população brasileira, como a mais confiável no país. Essa nossa preocupação com a renovação da frota não para por aqui. Continuaremos buscando novas aquisições de viaturas para combate a incêndio, busca e salvamento”, explica.

Antes, somente a equipe do Quartel do Comando Geral tinha disponível este tipo de veículo, dotado de equipamentos usados pelos bombeiros para prestar os socorros de suporte básico da vida, permitindo o transporte das vítimas até o hospital. Segundo o assessor de Planejamento do CBMSE, tenente-coronel Mário Bitencourt, a iniciativa faz parte das ações de renovação da frota e reestruturação da logística operacional, permitindo a ampliação das atividades do Corpo de Bombeiros nos municípios do interior.

“O atendimento pré-hospitalar é uma das vertentes com maior vulto de demanda operacional. Três das novas viaturas fazem parte do objeto de um convênio que o Estado de Sergipe firmou com a União, cujos recursos vieram dos esforços conjuntos da bancada de parlamentares sergipanos no Congresso Nacional. Outras duas ambulâncias foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A aquisição das viaturas está alinhada ao planejamento estratégico da corporação feito em 2018. Esperamos receber, ainda este ano, novas viaturas para combate a incêndio, de modo a alcançar a excelência na prestação de serviços”, explica Bitencourt.

As viaturas estão equipadas com maca, cadeira de rodas, sistema fixo de oxigênio e ar comprimido, além de um sistema portátil de oxigenação e demais equipamentos de atendimento pré-hospitalar. O novo grafismo das URs é moderno e traz o selo em alusão ao centenário da corporação, desenhado pelo sargento Fabiano Fernandes.

Por Danielle Azevedo
Fotos: Sivirino Júnior