10 de maio de 2023, 11:15
BOMBEIROS ATUAM EM VAZAMENTO DE GÁS NA UNIT
Publicado em 03/04/2013
Na noite desta última segunda-feira (1º), o CBMSE atuou numa ocorrência de vazamento de GLP no Centro de Gastronomia da Universidade Tiradentes, localizada no Bairro Farolândia, na cidade de Aracaju/SE.
Segundo informações do TEN Hipólito, Comandante de SOS que atuou na ocorrência, o vazamento de gás causou um grande pânico entre alunos e funcionários, já que podia se ouvir o vazamento a uma certa distância. Assim que os Bombeiros foram acionados, os militares que fazem parte do Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) orientaram as pessoas que isolassem o local e que evitassem provocar algum tipo de centelha, ou seja, ligassem a luz elétrica ou fumassem por perto.
Ao chegar ao local, a guarnição comandada pelo TEN Hipólito, inicialmente desligou a chave geral da eletricidade e posteriormente fechou a chave reguladora de pressão do botijão, ventilando o local para uma melhor dispersão do gás.
A ocorrência foi solucionada com êxito, pois as pessoas seguiram as recomendações dadas pelos bombeiros militares que fazem parte do CIOSP, pois uma ocorrência relativamente simples poderia ter ocasionado um desastre se fosse provocada algum tipo de faísca, suficiente para causar uma explosão de gás acumulado.
O Corpo de Bombeiros orienta, ainda, que o botijão precisa ficar em um local bem ventilado. Ao recebê-lo, passar algum produto espumante, como detergente, para detectar vazamento. Recipientes com corrosão devem ser rejeitados.
Nunca se deve virar ou deitar o botijão, pois caso exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida e pode provocar graves acidentes. Se o vazamento continuar, nunca deve usar procedimentos improvisados, como cera, sabão ou outros produtos para tentar eliminá-lo. A orientação é para desatarraxar o cone-borboleta, colocar o botijão em local arejado e ligar para a empresa que vendeu o gás. A empresa é obrigada a substituí-lo. Havendo impossibilidades, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.
Na impossibilidade de remover o botijão para um local arejado, abra as portas e janelas, não fume, não acenda nenhum tipo de chama e nem provoque nenhum tipo de faísca, como acender interruptores de luz.