9 de maio de 2023, 10:25
Bombeiros atuam para garantir segurança de banhistas em Neópolis
21/05/2009
Por
Dinah Menezes
Para garantir a segurança dos banhistas na cidade de Neópolis, um dos destinos mais procurados pelos foliões na época de carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) está com um efetivo de treze militares no local diariamente. Compõem a guarnição oito guarda-vidas, dois bombeiros do Subgrupamento de Socorro e Emergências (SGSE) preparados para prestar os primeiros socorros, dois mergulhadores e um oficial à frente da equipe.
Segundo o tenente Agdo, chefe da guarnição, o trabalho que vem sendo desenvolvido no local desde a sexta-feira, dia 20, é mais preventivo, no sentido de evitar os afogamentos, com a orientação dos banhistas, colocação de placas de sinalização indicando os locais de perigo e isolamento da área mais profunda nas proximidades da margem.
“O principal risco do rio é a profundidade, por isso o isolamento. Além disso, no meio do rio a corrente é forte e muitas vezes mesmo as pessoas que sabem nadar acabam se afogando”, explicou.
O tenente diz que a atenção no local tem que ser redobrada no final do dia. “É quando os foliões que acompanham o bloco Zé Pereira chegam e vão tomar banho ao mesmo tempo crianças, pessoas alcoolizadas, idosos, entre outros. Então nosso trabalho começa aqui às 8 horas e só se encerra às 19 horas, quando essas pessoas dispersam”, afirma.
Região ribeirinha – Além da cidade de Neópolis, Telha, Saúde e Própria também contam com bombeiros trabalhando na segurança dos banhistas. Segundo o comandante do Sugrupamento Marítimo (SGMAR) da corporação, capitão Hector, todas elas contam com guarda-vidas e socorristas.
“Temos ainda dois mergulhadores de plantão aqui em Neópolis e na cidade de Telha, preparados para dar um pronto atendimento em qualquer chamado, e a lancha está também aqui na região ribeirinha, na cidade de Telha, e qualquer necessidade ela é deslocada”, apontou.