17 de maio de 2023, 09:38

Bombeiros atuaram em 74 locais de votação nas Eleições 2018


Publicada em 08/10/2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) empregou um efetivo de 204 profissionais para apoiar o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no primeiro turno das Eleições 2018, garantindo a segurança das urnas na região que abrange as 3ª, 4ª e 8ª zonas eleitorais. A tropa foi distribuída em 74 locais de votação localizados nos centros e zonas rurais dos municípios de Aquidabã, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Riachão do Dantas, Gararu, Canhoba, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes.

A ação dos bombeiros ficou mais restrita aos locais de votação. A missão foi executar ações de polícia ostensiva, com o objetivo de preservar a ordem pública no local de votação, além de prevenir ou reprimir tumulto, realizar a prevenção contra sinistros e atender mal súbitos. Segundo o diretor operacional do CBMSE, tenente coronel BM Fábio Cardoso, a Sala de Situação, montada no quartel central de Aracaju/SE para monitorar e dar suporte aos militares empregados na operação, registrou cinco ocorrências durante o pleito eleitoral.

“O caso mais grave aconteceu na Escola Municipal João Carlos da Fonseca Melo, no Povoado Barro Preto, em Riachão do Dantas, em que, por volta das 16h, eleitores pediram ajuda dos bombeiros para conter um eleitor que teria ameaçado uma mulher com uma faca. O suspeito, que estava alcoolizado, foi contido pela dupla de bombeiros. A PM foi acionada para dar apoio, chegou ao local e assumiu a ocorrência, conduzindo o indivíduo para a delegacia. Mas o pleito ocorreu dentro da normalidade, seguindo as orientações do TRE”, explica.

Já na Escola José Augusto Rocha Lima, em Gararu, um eleitor teve, por volta das 11h, uma crise epilética e precisou ser atendido pelos bombeiros. Nesse mesmo horário, na Escola Estadual São Francisco de Assis, em Canhoba, os bombeiros retiraram do local de votação um eleitor que estava embriagado e criando tumulto, querendo entrar na sala de votação portando bebida alcoólica. Na Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Nossa Senhora de Lourdes, foi preciso solicitar o apoio da Polícia Militar para conter um eleitor embriagado que tentava entrar na escola após os portões fecharem. A última ocorrência atendida pelos bombeiros foi um acidente envolvendo duas motocicletas, que aconteceu por volta das 21h30, no Povoado Sapé, em Nossa Senhora das Dores, contando com o apoio do Samu.