4 de novembro de 2022, 09:30
Bombeiros capacitam praticantes de SUP
O Stand Up Paddle (SUP) é um esporte que tem atraído cada vez mais adeptos e pode ser praticado tanto no mar quanto em outros ambientes aquáticos como lagoas, rios e represas. Atento ao crescimento dessa prática esportiva, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou nesta quarta-feira (20), a 1ª edição do Projeto Sup-Salva. Através de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e a Kahuna Surf Club, o evento reuniu cerca de 25 supistas para orientá-los sobre ações de prevenção de afogamentos e salvamento aquático. O cenário escolhido para a realização da primeira edição do projeto foi a Orla Pôr do Sol, na Zona Sul de Aracaju, que se tornou o principal local de prática do SUP em Sergipe.
O Projeto Sup-Salva abordou conteúdos teóricos e práticos totalizando uma carga horária de seis horas de duração. Durante o curso os profissionais do Corpo de Bombeiros ministraram instruções sobre geografia da praia, prevenção de afogamento, socorro com prancha, respiração boca-a-boca dentro da água, transporte da água para areia e suporte básico de vida.
Para João Paulo Figueiredo, supista há mais de dez anos, a parceria com CBMSE é de extrema importância, tendo em vista que o Stand Up é um esporte cada vez mais praticado no cenário nacional e em Sergipe não é diferente, com uma estimativa de que existam só na Grande Aracaju cerca de 300 praticantes de SUP. “As técnicas e os conhecimentos que estão sendo passados aqui, tanto para os instrutores quanto para os praticantes do esporte, contribuem para melhorar a segurança de todos os envolvidos nessa prática esportiva”, destacou João Figueiredo.
Quem também elogiou a iniciativa do projeto Sup-Salva foi Raquel Conceição, que pratica o esporte há mais de dez anos tanto em Sergipe como em outros estados. “Eu mesma já fiz alguns resgates mas sem tanta experiência. Agora com o conhecimento adquirido nesse treinamento posso atuar com mais segurança tanto no esporte quanto no dia-a-dia”, afirmou.
O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Hector Silva Monteiro, destacou que, além do treinamento desta quarta-feira com os praticantes de SUP, a Corporação realizará outras duas capacitações para surfistas e guarda-vidas civis, sendo uma no município de Barra dos Coqueiros, na quinta-feira, 21, e outra na Praia do Abaís, em Estância, na sexta-feira, 22/12, totalizando cerca de 80 inscritos. O curso é voltado para praticantes de esportes aquáticos, como surf e stand up com o objetivo de ensiná-los a agir em casos de acidentes na água, aprendendo como abordar o banhista, fazer sua retirada da água e se for necessário aplicar técnicas de primeiros socorros, explicou o Tenente Coronel Hector Monteiro.
O esporte
Além de ter equilíbrio e habilidade para remar em pé sobre uma prancha, antes de entrar na água, é necessário se informar sobre as condições de vento, maré e correnteza e possíveis perigos no local escolhido para a remada, ou estar acompanhado de praticantes mais experientes, que conheçam bem a região.O equipamento necessário é composto por prancha, remo e leash (cordinha). Para quem não sabe nadar muito bem, o colete salva-vidas também é importante.