19 de maio de 2023, 08:52

Bombeiros utilizam método inovador para captura de insetos


Publicada em 14/04/2020

Na noite do último domingo, dia 12, os bombeiros foram acionados para capturar um enxame de abelhas em uma residência no bairro Cidade Nova, em Aracaju. Os insetos da espécie Apis Mellifera estavam instalados no telhado da casa.

Os bombeiros utilizaram o Sistema de Captura por Aspiração dos enxames, que consiste na utilização de um aspirador de uso doméstico adaptado em uma caixa plástica para receber os enxames de forma prática e segura. Essa forma de captura foi criada pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), sargento José Cordeiro e tenente José Filho.

“Nós fizemos uma adaptação, utilizando uma caixa plástica. Adaptamos uma entrada e uma saída de ar. Na saída colocamos um filtro para onde as abelhas são succionadas pelo aspirador. Uma técnica que foi testada para ser feita de forma controlada, preservando a integridade dos insetos. Com esse mecanismo, conseguimos capturar 95% do enxame. Além de ser uma captura mais fácil para o bombeiro, evita a mortalidade da espécie”, explica o tenente Filho.

A ação é parte da estrutura desenvolvida pelo projeto SOS Abelhas Sergipe, uma parceria entre o CBMSE, a Universidade Federal de Sergipe(UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Federação e
Associação Sergipana de Apicultores.

Por Brunno Carvalho