16 de maio de 2023, 09:46

Bombeiros combatem grande incêndio no supermercado Makro


Publicada em 11/01/2017

 

No início da noite desta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado para um incêndio de grandes proporções no supermercado Makro, localizado na avenida Tancredo Neves, zona sul da capital sergipana.

Por possui bastante material combustível e por causa da ação do vento o fogo se alastrou rapidamente, destruindo toda a loja. O trabalho do bombeiro foi realizado no sentido de evitar a propagação do fogo para as edificações vizinhas, para o restaurante do estabelecimento, que não foi atingido e uma maior preocupação com um tanque que continha 10 mil litros de diesel, que se encontrava no fundo do supermercado.

Foram acionadas todas as guarnições da capital, de Nossa Senhora de Socorro, Itabaiana e Estância para dar suporte durante a ocorrência, sendo utilizadas, ainda, o Auto-Tanque (AT) que é uma viatura bi-trem com capacidade de 40 mil litros de água e a Auto-Plataforma Aérea (APA), que pode atingir uma altura de 57 metros, o que equivale a um prédio de 18 andares. Na ocasião, a APA foi de extrema importância, pois a escada elevada foi utilizada durante toda a noite com mais de 600 litros de líquido gerador de espuma (LGE), que misturando à agua retarda a propagação das chamas. O combate ao incêndio precisou ser realizado pela parte superior da edificação, já que o acesso ao local não era viável por causa da estruturada que ficou colapsada, apresentando risco de desabamento.

Além do efetivo de serviço empregado, mais de 40 bombeiros trabalharam voluntariamente e contaram com o suporte da empresa Petrobrás, que deu apoio com um caminhão de combate a incêndio que também possuía LGE. Outros órgãos como a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Defesa Civil, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a companhia elétrica Energisa e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deram todo aparato para que a ocorrência fosse controlada com total segurança.

 

 

Um fator positivo e muito relevante é que as rotas de fuga do supermercado funcionaram perfeitamente, com a abertura das saídas de emergência, não sendo relatada a existência de vítimas. Contudo, durante o combate, não foi possível utilizar o sistema preventivo da edificação, pois o mesmo estava inoperante, por motivos ainda não identificados, mas que serão apuradas as possíveis causas.

Após todo trabalho realizado durante a noite e a madrugada, os bombeiros realizam o trabalho de rescaldo, operação necessária para a completa extinção do fogo, impedindo uma reignição e deixando o local em condições de segurança, para que a equipe de perícia possa adentrar ao local e analisar as possíveis causas do incêndio. O Corpo de Bombeiros tem até 30 dias, após solicitação do representante, para emitir o laudo técnica da perícia.

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress