12 de maio de 2023, 08:59

Bombeiros de Lagarto passarão a atender ocorrências da região de Tobias Barreto

Publicada em 04/12/2014

O 1º Sub-Grupamento Independente de Bombeiros Militares (1º SGIBM), sediado em Lagarto, em breve passará a atender as ocorrências geradas em Tobias Barreto e municípios vizinhos, em virtude da desativação do Destacamento de Bombeiros que funcionava a pouco mais de três anos na cidade. Dificuldades com o efetivo, falta de apoio da prefeitura local e o baixo índice de ocorrências atendidas pela unidade, são alguns dos motivos apontados pelo comando do Corpo de Bombeiros para que a decisão fosse tomada.

Inaugurado em julho de 2011, o Destacamento de Bombeiros em Tobias Barreto funcionava a partir de um modelo de gestão compartilhada entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal. O CBMSE ficou responsável por garantir parte do efetivo e a estrutura operacional incluindo viaturas e equipamentos necessários ao funcionamento da unidade.

À Prefeitura Municipal caberia a manutenção das instalações e disponibilizar um efetivo de bombeiros civis para complementar as escalas de plantão, sendo que a contrapartida da prefeitura já não vinha sendo cumprida há bastante tempo.

Segundo o comandante geral do Corpo Bombeiros, coronel Regnaldo Dória de Freitas, existe sim uma dificuldade da corporação para completar a escala de condutor de viaturas naquele destacamento, mas existem outros fatores bastante relevantes, que levaram o comando a tomar essa difícil decisão.

“Pra se ter uma idéia, quando foi inaugurado, o destacamento de Tobias Barreto contava com o apoio de pelo menos 65 bombeiros civis distribuídos nos plantões trabalhando em parceria com os bombeiros militares, mas desde 2012, após reunião com a Prefeitura e o Ministério Público, quando foram levantadas questões legais, trabalhistas e falta de condições de trabalho, os civis deixaram de atuar”, afirmou o coronel Dória, ao ressaltar que a falta de manutenção na estrutura física do Destacamento, cujo prédio originalmente pertence à SMTT de Tobias Barreto tem sido mais um motivo para a desativação da unidade.

Quartel de Lagarto assumirá a demanda

Com essa nova realidade, o 1º Sub-Grupamento Independente de Bombeiros Militares (1º SGIBM) da cidade de Lagarto, receberá um reforço importante na sua capacidade operacional garantindo um melhor atendimento à região Centro-Sul do Estado, incluindo Tobias Barreto e municípios vizinhos, que representavam menos de 1% do total de ocorrências atendidas mensalmente pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado.

Inaugurado em junho de 2013, o prédio onde funciona o quartel de Lagarto foi projetado especialmente para esta finalidade e possui uma estrutura moderna contando com  alojamentos para os efetivos masculino e feminino, setor administrativo e garagem para viaturas, além de um terreno amplo que possibilitará futuras ampliações.

Fonte: ASCOM/CBMSE