16 de maio de 2023, 11:04

Bombeiros de SE participam de Desafio Internacional de Salvamento em Altura


Publicado em 15/09/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encerra nesta sexta-feira (15), em Goiânia/GO, o Desafio Internacional de Salvamento em Altura, com participação de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), formada pelos sargentos Jocivaldo Pureza, José Cordeiro e Roberto Bastos. O evento, que começou no último dia 13, foi dividido em três fases e fez parte da programação do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências CIBE Brazil 2017, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Com vasta experiência na área de salvamento em altura, os representantes de Sergipe finalizaram a prova sem falhas, ficando com a 9ª colocação geral. De acordo com o sargento BM Roberto Bastos, a participação é importante porque insere a corporação no cenário nacional de resgate em altura, além de adquirir experiência, conhecendo novas técnicas de resgate em altura e novos equipamentos.

“Esta é a segunda vez que participamos do Desafio Internacional de Salvamento em Altura. Desta vez, é um desafio mais robusto, um desafio que traz mais técnicas voltadas para o salvamento em altura. É importante participar desse evento porque permite desenvolver técnicas de resgate para melhorar a eficiência do nosso salvamento”, destacou o sargento, ao lembrar que a equipe treinou por cerca de três meses para participar da competição.

O aprimoramento das técnicas, segundo R. Bastos, é importante para a população que necessita do trabalho do bombeiro, pois o salvamento em altura pode ser feito no menor tempo possível e com mais eficiência. “Estaremos melhorando e compartilhando conhecimentos com outros estados. Isso é o mais importante para a corporação”, ressaltou.

As provas do Desafio Internacional de Salvamento em Altura foram realizadas no complexo poliesportivo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Além da competição, o CIBE Brazil 2017 contou, em sua programação, com workshops, palestras, minicursos, outras competições técnico-profissionais, Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e emergências e Assembleia Anual da Organização de Bombeiros Latinos Americanos (OBA).