17 de maio de 2023, 11:01

Bombeiros de SE participam de treinamento com novos EPRs


Publicada em 24/01/2019

Desde a última segunda-feira (21), guarnições do serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participam de treinamentos com os novos equipamentos de proteção respiratória (EPR) adquiridos recentemente pela corporação. A primeira semana de instruções, realizada no quartel do comando geral, em Aracaju/SE, encerrou-se a nesta quinta-feira (24), mas as atividades de capacitação da tropa seguem pelos próximos meses.

Segundo um dos instrutores do treinamento, o sargento BM Roberto Bastos, a capacitação é importante porque o efetivo precisava passar por uma atualização, para utilizar os novos equipamentos a serem colocados nas viaturas. “A corporação adquiriu 60 EPRs da marca Scott, com 60 cilindros reservas, Trata-se de um equipamento que está entre os melhores, tem certificação internacional. Por serem de padrão (norte) americano, eles têm algumas diferenças com relação aos antigos usados pelos bombeiros de Sergipe, que eram um modelo europeu”, afirma.

O sargento Bastos explica ainda que os novos equipamentos têm dispositivo tipo carona, que pode conectar um cilindro de proteção respiratória ao outro, facilitando a fuga de um bombeiro em uma situação de falta de ar. Além disso, os EPRs possuem visor panorâmico, com maior campo de visão para o bombeiro durante o incêndio, e um dispositivo vibratório para alertar o bombeiro quando está acabando o ar do cilindro.

“Nos modelos antigos, este dispositivo era somente sonoro. Outra novidade é que a válvula de demanda do equipamento agora é rosqueada, dando mais segurança ao bombeiro, pois não solta com facilidade. Também permite maior facilidade para falar e escutar. Tem um amplificador vocal melhor. Os tirantes de cabeça vêm confeccionados com um tecido apropriado para combate a incêndio, aumentando a vida útil da máscara. Dentro da válvula de demanda, não tem somente o ar por demanda. Existe uma válvula de sangria ou purga, em que o bombeiro, em uma situação de emergência, pode liberar mais ar para a máscara”, relata o instrutor

Na oportunidade, foi apresentada aos bombeiros militares a nova roupa de aproximação usada em combate a incêndio, aprovada pela comissão de incêndio para o CBMSE. “É uma roupa com uma nova configuração, obedecendo a padrões internacionais. Ela foi pensada e licitada para a nossa corporação pela comissão de incêndio. É mais leve, dá maior mobilidade e está mais segura com relação à temperatura”, reforça Bastos.

 

Por: Nathália Passos e Bruno Carvalho