12 de maio de 2023, 10:43

Bombeiros de SE participam do ‘Dia de Todas as Crianças’


Publicada em 13/10/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participou, na última segunda-feira (12), no Parque da Cidade, zona Norte de Aracaju/SE, do ‘Dia de Todas as Crianças’, evento promovido pelo Governo do Estado em homenagem à criançada. Os bombeiros foram escalados para atividades de prevenção, demonstração técnica, oficina de tirolesa e exibição de equipamentos utilizados nas ações de combate a incêndio, resgate e salvamento.

Além de conhecer os materiais que os bombeiros usam diariamente no serviço operacional, as crianças e os pais puderam subir na cesta de resgate da autoplataforma aérea (APA), viatura que pode alcançar 57 metros de altura, o que equivale a um prédio de 19 andares. De acordo com o coordenador das atividades, o 1º tenente BM Jailson do Nascimento, o CBMSE também disponibilizou guarda-vidas para prevenir afogamentos no lago e um autobomba tanque (ABT), caso fosse necessário controlar quaisquer focos de incêndio. “Estamos aqui desde as 7h e está tudo dentro da normalidade. Os serviços mais procurados são a tirolesa e a plataforma, que têm um atrativo maior, por conta da adrenalina”, diz o tenente.

Para Brian Campelo, de seis anos de idade, foi incrível a oportunidade de descer um morro do parque deslizando por meio de um cabo ancorado em duas árvores. Ele foi uma das centenas de crianças que experimentaram a tirolesa, uma técnica de resgate em altura utilizada pelos bombeiros em situações em que a vítima está em local de difícil acesso. “Gostei muito. Parecia que eu estava voando. É a primeira vez que faço isso. Bom pra ver se deixo esse medo de altura. Quero ir de novo!”, revela o garoto.

Já William Richard Santos, de sete anos, que preferiu conferir de perto os equipamentos utilizados pelos bombeiros em diversas funções, ficou surpreso com a variedade de materiais em exposição. “Foi emocionante aprender como é que se faz para ajudar uma pessoa a respirar. Eu sempre quis ser bombeiro. E agora, mais ainda”. A mãe dele, Joseane Santos, 28 anos, disse que achou interessante a demonstração dos bombeiros. “Este foi o primeiro lugar em que ele quis ver no parque. Eu, que vim só por causa dele, amei ver as explicações. Nem sabia que existem vários tipos de capacete”, ressalta.

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress