12 de maio de 2023, 10:43

Bombeiros de SE participam do ‘Dia de Todas as Crianças’


Publicada em 13/10/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participou, na última segunda-feira (12), no Parque da Cidade, zona Norte de Aracaju/SE, do ‘Dia de Todas as Crianças’, evento promovido pelo Governo do Estado em homenagem à criançada. Os bombeiros foram escalados para atividades de prevenção, demonstração técnica, oficina de tirolesa e exibição de equipamentos utilizados nas ações de combate a incêndio, resgate e salvamento.

Além de conhecer os materiais que os bombeiros usam diariamente no serviço operacional, as crianças e os pais puderam subir na cesta de resgate da autoplataforma aérea (APA), viatura que pode alcançar 57 metros de altura, o que equivale a um prédio de 19 andares. De acordo com o coordenador das atividades, o 1º tenente BM Jailson do Nascimento, o CBMSE também disponibilizou guarda-vidas para prevenir afogamentos no lago e um autobomba tanque (ABT), caso fosse necessário controlar quaisquer focos de incêndio. “Estamos aqui desde as 7h e está tudo dentro da normalidade. Os serviços mais procurados são a tirolesa e a plataforma, que têm um atrativo maior, por conta da adrenalina”, diz o tenente.

Para Brian Campelo, de seis anos de idade, foi incrível a oportunidade de descer um morro do parque deslizando por meio de um cabo ancorado em duas árvores. Ele foi uma das centenas de crianças que experimentaram a tirolesa, uma técnica de resgate em altura utilizada pelos bombeiros em situações em que a vítima está em local de difícil acesso. “Gostei muito. Parecia que eu estava voando. É a primeira vez que faço isso. Bom pra ver se deixo esse medo de altura. Quero ir de novo!”, revela o garoto.

Já William Richard Santos, de sete anos, que preferiu conferir de perto os equipamentos utilizados pelos bombeiros em diversas funções, ficou surpreso com a variedade de materiais em exposição. “Foi emocionante aprender como é que se faz para ajudar uma pessoa a respirar. Eu sempre quis ser bombeiro. E agora, mais ainda”. A mãe dele, Joseane Santos, 28 anos, disse que achou interessante a demonstração dos bombeiros. “Este foi o primeiro lugar em que ele quis ver no parque. Eu, que vim só por causa dele, amei ver as explicações. Nem sabia que existem vários tipos de capacete”, ressalta.