16 de maio de 2023, 10:18
Bombeiros de SE passam por atualização em atendimento pré-hospitalar
Publicado em 26/05/2017
Uma das principais atuações do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) é em emergências de nível pré-hospitalar e casos de desastres, sendo necessário que o efetivo esteja sempre bem preparado para atuar em ocorrências dessa natureza. É por isso que o CBMSE, apostando na capacitação continuada da tropa, deu início ao Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Voltada inicialmente aos bombeiros que atuam na capital, a iniciativa tem duração de oito semanas, ocorre durante o serviço operacional e tem o objetivo de padronizar as técnicas e procedimentos adotados no atendimento de vítimas de trauma, em conformidade com os protocolos nacionais e internacionais de APH. As guarnições de serviço se apresentam todas as manhãs para as instruções, de segunda a quinta-feira.
Por meio das aulas, ministradas por integrantes do CBMSE especializados no assunto, os bombeiros aprimoram o conhecimento sobre anatomia e fisiologia humana, possibilitando melhor intervenção à vítima, e formas de se reduzir as complicações na vítima, assumindo condutas na emergência cardiorrespiratória e manipulação não invasiva das vias aéreas, além de procedimentos iniciais nas emergências traumáticas e casos de mal súbito. Também estão sendo treinadas técnicas de resgate rápido em ambientes de riscos previsíveis; técnicas de mobilização, imobilização e transporte adequado, dentre outros temas inerentes ao atendimento pré-hospitalar.
Para a cabo BM Dinah Menezes, que está há nove anos na corporação, a capacitação contínua é importante na atividade bombeiro militar de salvar vidas. “Apesar de ter passado recentemente por um curso de formação de cabos, vejo que é importante ter sempre esse tipo de atualização das técnicas. Achei interessante principalmente as instruções sobre avaliação inicial da vítima, uso de colar cervical e retirada de capacete, coisas tão corriqueiras em nossos serviços diários. Sempre há o que se aprender, dúvidas a tirar e experiências a serem trocadas”, diz Dinah.
De acordo com um dos instrutores, o tenente BM Valter Alves, o curso é destinado a todos os integrantes do CBMSE, começando pelo efetivo que atua em Aracaju e, posteriormente, atendendo os bombeiros que trabalham nas unidades do interior do estado. “A ideia e que a guarnição de Nossa Senhora do Socorro seja a próxima equipe a receber as instruções. A atualização foi vista como necessária para a tropa, pois os protocolos de APH foram atualizados em 2015. O CBMSE também já está organizando cursos de combate a incêndio e salvamento em altura para as guarnições do serviço operacional”, ressalta.