16 de maio de 2023, 09:12
Bombeiros de Sergipe aprimoram conhecimentos no Fire Days
Publicada em 28/04/2016
Militares do CBMSE, embarcaram para São Paulo, na última segunda-feira (26) em busca de aprimorar os seus conhecimentos no Congresso Fire Days, evento promovido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que segue até amanhã (29).
No Congresso, realizado na Escola Superior de Bombeiro (Esb), foram apontandas as experiências dos profissionais e palestrantes presentes sobre os casos que aconteceram recentemente no estado, a exemplo do incêndio no Museu da Língua Portuguesa, onde o coronel PM do Estado de São Paulo, Wagner Bertolini, pôde compartilhar um pouco mais do seus conhecimentos na área; e do incêndio em Alemoa, no município de Santos, onde foi explanado pelo coronel PM, também do estado de São Paulo, Cássio Armani, a sua experiência perante a situação.
Além disso, o Fire Days contou ainda com várias bases de oficinas, com temas pertinentes à flashover; Combate a incêndio em garagem e progressão em residência; Técnicas de combate a incêndio de produtos perigosos; Uso de câmera térmica e progressão em busca por vítimas; Incêndio veícular; entre outros, além da demonstração da importância do Sistema de proteção de pncêndio por sprinklers.
Para o sargento BM José Cordeiro, esse momento tem sido muito proveitoso e construtivo. “É uma experiência fantástica, muito conhecimento adquirido, oficinas bem interessantes, muito construtivas. Estou gostando muito e pretendo repassar todo o aprendizado para a tropa. Podemos observar, de maneira bem maciça e próxima da realidade, o comportamento do fogo”, ressaltou o militar, que demonstrou bastante interesse na oficina com base em flashover.
O objetivo do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Regnaldo Dória, em encaminhar dois militares para este evento, é inserir o bombeiro de Sergipe no cenário nacional de combate à incêndio, visando aprimorar as atividades do CBMSE.
O tenente BM Alysson Carvalho, enfatiza que, o contato com essas bases rápidas são bastantes proveitosas. “São técnicas bastante interessantes, e essas instruções agregam uma gama de conhecimento. A ideia é apresentar para nossa tropa, seja em forma de cursos rápidos, ou nas instruções regulares nos nossos cursos de formação e aperfeiçoamento, visando um melhor desempenho nas atividades que enfrentamos no nosso cotidiano”.
Imagens: Corpo de Bombeiros da PMESP