29 de setembro de 2023, 08:15

Bombeiros de Sergipe concluem Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) Leve

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) concluíram o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) Leve, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) neste mês de setembro. O curso é voltado à preparação de bombeiros para atuação em situações como desabamentos, deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. Participaram 26 alunos de vários Estados, sendo três de Sergipe: o cabo Maurício Almeida, além dos soldados Félix Estevam e Victor Martins.

“O curso nos capacitou a atuar de forma segura e eficaz em operações de busca, salvamento e resgate em estruturas colapsadas decorrentes de desastres naturais ou acidentes que possam comprometer a integridade física de pessoas e animais. BREC é uma atividade que segue diretrizes internacionais e tivemos acesso às mais recentes atualizações sobre técnicas, equipamentos e protocolos. Com isso, poderemos replicar e difundir no CBMSE esses novos conhecimentos que vão possibilitar um atendimento cada vez melhor à sociedade”, afirmou o cabo Maurício Almeida.

O curso contou com uma instrução de nivelamento a distância no dia 15 de setembro e prosseguiu com as presenciais que aconteceram em regime de acampamento na cidade Campina Grande (PB), entre os dias 18 e 22 de setembro. Com carga horária de 60 horas, o curso abordou temas como “Histórico e evolução do BREC”, “Classificações de estruturas e colapso estrutural”, “Comunicação e sinalização em operações de busca”, “Técnicas de remoção de escombros e acesso a áreas confinadas”, entre outros.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: CBMBP