9 de maio de 2023, 09:01

Bombeiros de Sergipe concluem Curso de Segurança de Vôo (Módulo Prevenção) no CENIPA


Publicado em 16/07/2008

Oficiais bombeiros de Sergipe concluíram o Curso de Segurança de Vôo (Módulo Prevenção), realizado no mês de junho no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília. O curso foi voltado para pilotos das Forças Armadas brasileiras, das Forças Aéreas da América do Sul, pilotos de Segurança Pública e de outras instituições.

Um dos temas abordados no curso foi a filosofia do Sistema de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER): “em vez da punição, atuar na prevenção para evitar novos erros”. Também foram abordados: legislação SIPAER, gerenciamento de risco e de prevenção, confecção de programas de prevenção, dentre outros.

Os participantes poderão atuar no Grupamento Aéreo do Estado, na atividade de segurança de vôo, na busca da prevenção e redução de acidentes aeronáuticos. O curso é ainda pré-requisito para a participação no Módulo Investigação, que será realizado no próximo ano no CENIPA, para que este oficiais, quando requisitados, participem da investigação de acidentes junto à comissão da Aeronáutica. Após este curso, os oficiais pilotos retornaram às operações como co-pilotos junto ao IBAMA por todo o Brasil.

ASCOM/CBM