16 de maio de 2023, 10:17

Bombeiros de Sergipe participam de curso sobre cavernas


Publicado em 24/05/2017

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promove até a próxima sexta-feira (26), no auditório do quartel central de Aracaju/SE, a etapa teórica do Curso Básico de Espeleologia. O objetivo é aprimorar a atuação de praças e oficiais em casos de resgate e salvamento em cavernas.

Realizada em parceria com o Grupo Espeleológico de Sergipe ‘O Centro da Terra’, responsável pela capacitação, a iniciativa conta com aulas sobre introdução à espeleologia, geomorfologia cárstica; paleontologia; antropoespeleologia e espeleobiologia, além de noções de exploração, riscos e impactos nesses ambientes.

A ideia de oferecer o curso surgiu após parceria entre o CMBSE, o Grupo ‘Centro da Terra’ e outros órgãos durante uma fiscalização realizada pelo Ministério Público Federal em novembro do ano passado, na região do Baixo São Francisco. Na oportunidade, foram realizadas prospecções identificando 24 novas cavidades e problemas ambientais a elas associados.

De acordo com o subcomandante do CBMSE, coronel BM Gilvan Paixão, o curso é importante para trazer aos bombeiros militares o conhecimento necessário acerca das características das cavernas sergipanas, suas fragilidades e riscos. “As instruções dos espeleólogos estão sendo essenciais para que possamos atuar com maior agilidade e eficácia em ocorrências envolvendo vítimas em cavernas, pois muitos desses locais possuem passagens estreitas e tetos baixos, o que, associados à alta temperatura, podem dificultar a ação dos bombeiros em um possível resgate”, explica.

O Curso de Espeleologia começou na última segunda-feira (22) e conta com 15 integrantes. Além de bombeiros, participam das aulas uma representante do Batalhão de Polícia Ambiental e um da Guarda Municipal de Rosário do Catete. Após a etapa teórica, os alunos terão três dias de instruções práticas, em datas a serem definidas.