28 de julho de 2023, 12:17

Bombeiros de Sergipe participam do maior evento de salvamento em altura da América Latina


Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participaram do maior evento de salvamento em altura da América Latina, o RopeDays, que aconteceu em São Paulo, nos dias 26 e 27 de julho. Uma competição entre equipes simulando ocorrências que envolvem salvamento em altura marca o evento e teve como palco as ruas e edifícios da capital paulista. Sergipe participou com uma equipe e um árbitro. O objetivo do encontro é a troca de conhecimentos entre bombeiros.

O primeiro dia o evento aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, com uma feira, palestras e debates. A competição aconteceu no segundo dia, onde equipes de vários Estados realizaram resgates em cinco diferentes cenários. A equipe de Sergipe foi formada pelo subtenente Moraes (comandante da equipe), cabos Leilane e Walisson, soldados Barreto, Ibraim, Ramos, Davi e Nascimento.

“Nós temos uma equipe formada por cabos e soldados novos, com poucos anos de corporação. Eu que sou o mais antigo, fiquei como comandante e não podia tocar no material, só delegar funções e orientar. Fiquei muito satisfeito com o desempenho deles, orgulhoso da equipe que participou de uma competição importante, terminando em 10o lugar, na frente de competidores experientes”, afirmou o subtenente Moraes.

O sargento Roberto Bastos, do CBMSE, participou como árbitro das provas. “Eu avaliei equipes de São Paulo e Santa Catarina, com relação a diversos aspectos como técnica empregada, efetividade do resgate, segurança, o atendimento pré-hopitalar, entre outros. Foi muito importante para mim pela troca de experiências e pela confiança depositada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no CBMSE. É um reconhecimento para Sergipe no cenário de salvamento em altura”, afirmou o bombeiro.

O sargento falou ainda da importância da participação em eventos como esse. “É importante que novos integrantes do CBMSE tenham essa vivência para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área de salvamento em altura. Eventos como esse são um ganho para a corporação e para a população, com conhecimentos adquiridos pelos profissionais visando atuações cada vez mais eficientes e seguras”, concluiu.

Por: ASCOM/CBMSE