16 de maio de 2023, 09:52

Bombeiros desenvolvem trabalho de cinoterapia com crianças da Apae


Publicada em 22/02/2017

Na manhã desta última segunda-feira (20), os integrantes do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como a finalidade de desenvolver atividades de cinoterapia com as crianças assistidas pela associação.

A Apae trabalha com a defesa da garantia de direitos de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, bem como desenvolve serviços de proteção social de média complexidade com seus familiares, ou seja, oferecendo atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, como serviço de habilitação e reabilitação na comunidade de pessoas com deficiência.

A Cinoterapia é uma abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Através da Cinoterapia surgem aspectos que beneficiam em grande escala a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, pois esta técnica aumenta o estímulo social, melhora o estímulo moral e táctil e promove o bem-estar físico. Portanto, esta terapia tem como objetivo ajudar os pacientes a realizar atividades lúdicas que estimulam o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento, utilizando o cão como um mediador de todo o processo.

 

Foi nesse sentido de somar experiências e atitudes positivas, que o SBRESC do Corpo de Bombeiros desenvolveu as atividades de cinoterapia. “Um benefício mútuo, pois o SBRESC busca sempre socializar os cães e expô-los ao contato de diversas pessoas, tendo sido uma oportunidade fundamental, contribuindo para deixá-los cada vez mais calmos, equilibrados e felizes”, declarou o sargento BM Thiago Garcia o trabalho a parceria desenvolvida com a Apae.

Na ocasião, estiveram presentes os cães Jimmy, Fire e Emy junto com os militares: os sargentos Amaro Ezequiel, Josivete Dias e Thiago Garcia, e o cabo Carlos Alves. Entre outras atividades, as crianças puderam tatear os cães e se encantaram com a oportunidade, que para muitas delas, era o primeiro contato com os animais.

“A visita vem ao encontro dos objetivos de SBRESC, que é desenvolver ações de cinoterapia, e a APAE vem ser a parceira ideal para estas atividades”, afirmou o sargento Ezequiel, engajado na contribuição social prestada.

Como mãe, a sargento Josivete revela ter sido uma experiência incrível, tanto para aquelas crianças assistidas, como para os próprios militares. “Não há como não se emocionar ao presenciar tamanha alegria no olhar daquelas crianças ao tocar os nossos cães. Por ser mãe, me emociono muito, pois sei o quanto uma criança é dependente de amor, carinho e atenção e nós fomos oferecer isso junto com nossos cães”, declarou a sargento, emocionada.

E esse trabalho maravilhoso não acabou por aqui. Nesta próxima quinta-feira, dia 23, o SBRESC estará prestigiando o Carnaval dos pequenos, somando esforços com todos os voluntários da Apae para engrandecer ainda mais esse evento e  buscar sempre o sorriso de cada criança assistida.