12 de maio de 2023, 10:18

Bombeiros do 4º GBM são capacitados em atendimento pré-hospitalar


Publicada em 28/08/2015

 

Os profissionais do 4º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Sergipe recebem diariamente, no Posto Avançado da Orla de Atalaia, em Aracaju/SE, instruções de atendimento pré-hospitalar (APH). O treinamento, que começou no último dia 17, tem o objetivo de aprimorar o desempenho dos militares nas ocorrências específicas dessa área, padronizando as ações e dando maior confiança quanto ao uso das técnicas de primeiros socorros.

De acordo com o comandante do 4º GBM, 1º tenente Alysson de Carvalho, a iniciativa é importante para atualizar os bombeiros quanto aos procedimentos adotados em salvamento, sem que seja necessário ocupar o dia de folga do militar. “As instruções começam após a conferência do material, sendo encerradas por volta das 11h. Além de não interferir no tempo de descanso entre um plantão e outro, a capacitação não prejudica o serviço operacional, pois se tem ocorrência, a instrução é cessada e reiniciada depois”, explica.

Nas duas primeiras semanas, as instruções foram voltadas à anatomia básica e fisiologia. Na próxima semana, os bombeiros do 4º GBM irão focar o treinamento em análise primária e secundária da vítima. Na quarta semana, é a vez de os militares aprimorarem as técnicas de imobilização e transporte de vítimas e, na quinta semana, reanimação cardiopulmonar (RCP). Ao final, os profissionais participarão de um simulado, para testarem na prática o conhecimento adquirido.

“Além de garantir confiança e respaldo técnico ao bombeiro militar durante a execução do seu trabalho, a qualificação permanente da tropa melhora o trabalho em equipe e aumenta a motivação”, ressalta o tenente Carvalho. A previsão é de que sejam realizados, ainda este ano, mais dois módulos de instrução, sendo um de combate a incêndio e outro de salvamento terrestre.