5 de maio de 2023, 09:59

Bombeiros do Centro de Ensino e Instrução combatem a dengue


Publicada em 08/05/2008

Os bombeiros do Centro de Ensino e Instrução (CEI) estiveram em campo ontem, quarta-feira, para combater a dengue no interior do Estado. O primeiro município a receber os bombeiros foi Tomar do Geru, onde foram visitadas 3.800 residências. Além de toda a equipe do Centro, estiveram na cidade 100 alunos que estão fazendo o Curso de Formação de Soldados (CFSD), totalizando 150 bombeiros envolvidos no trabalho.

Foi realizado um trabalho educativo com distribuição de folders, além da localização de focos do vetor da doença e eliminação dos mesmos. Os bombeiros foram acompanhados por agentes de saúde e de endemias do município e da Secretaria Estadual de Saúde.

Um Posto de Comando foi montado na sede do município e 27 equipes percorreram tanto a área urbana quanto a área rural, visitando os povoados Campo Grande, Tabuleiro, Lopes e Cardoso. “Nossa avaliação é muito positiva do trabalho realizado nesse primeiro município, já que nós conseguimos alcançar nosso objetivo e realizar tudo que foi planejado”, afirmou o Diretor de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Hermes Rodrigues Lima Filho.

Tomar do Geru – O município de Tomar do Geru já registrou cerca de 1000 casos suspeitos de dengue e o óbito de uma criança de 5 anos por conta da doença, fato que o colocou na classificação de situação de risco.

“A presença do Corpo de Bombeiros no nosso município nos traz um alívio muito grande, porque esses profissionais passam uma credibilidade, uma autoridade para fazer o trabalho”, afirmou a prefeita da cidade, Iara Soares Costa.

Parceria – A solicitação de que o Corpo de Bombeiros atuasse no combate à dengue foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde, através do secretário Rogério Carvalho, que esteve na sede do CEI, no último dia 22 de abril, tratando dessa parceria.

“Essa parceria com o Corpo de Bombeiros está sendo excelente, porque são pessoas muito atenciosas e capacitadas. Eu vim aqui trazer o agradecimento do secretário de saúde, Rogério Carvalho, e do Governador do Estado, Marcelo Déda, por esse trabalho”, afirmou a gerente de antropozoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, Sidney Sá, que esteve em Tomar do Geru.

O CEI aguarda a definição por parte da Secretaria Estadual de Saúde de novos municípios a serem visitados pelos bombeiros.

Fotos e Texto: AL. CFSD – Dinah Menezes – Jornalista DRT 888/SE