16 de maio de 2023, 10:31

Bombeiros encantam o público no Desfile de 7 de Setembro


Publicada em 07/09/2017

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) empregou um efetivo de 263 militares para o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, em Aracaju/SE, sendo 246 profissionais distribuídos em três pelotões e 17 atuando no apoio logístico e operacional. Junto à tropa, 30 crianças e jovens da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) abrilhantaram a passagem dos bombeiros na Avenida Barão de Maruim, no Centro da capital, na manhã desta quinta-feira.

A corporação, que possui unidades operacionais nas cidades de Aracaju, Estância, Itabaiana, nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Propriá, foi bastante aplaudida pelo público que foi conferir o desfile em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil. A população ficou encantada com a banda marcial do CBMSE, com os bombeiros usando capacetes de combate a incêndio e com os binômios do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC).

Também foram apresentadas cinco viaturas usadas pela corporação nos diversos tipos de ocorrências. Além de uma Unidade de Resgate (UR), empregada em atendimento pré-hospitalar, os bombeiros desfilaram com um Auto Bomba Tanque (ABT), usado nas ações de combate a incêndio; um Auto Tanque (AT) com capacidade para 48 mil litros de água, e uma Auto Plataforma Aérea (APA), que alcança 54 metros de altura e pode ser utilizada em salvamentos e combate a incêndio.

“O desfile foi muito bem representado por todas as forças militares, que apresentaram seus efetivos e equipamentos, e o Corpo de Bombeiros desempenhou muito bem o seu papel. É um dia muito importante para a corporação, um dia cívico onde temos uma deferência à Semana da Pátria, tendo a oportunidade de mostrar nosso serviço civicamente, dando exemplo paras as pessoas que vieram prestigiar esse desfile”, afirma o comandante geral do CBMSE, coronel BM José Erivaldo Mendes.

Ainda, segundo o comandante, a parada cívica também é uma maneira de valorizar o trabalho do bombeiro ante a sociedade. “Esse é um momento onde demonstramos publicamente toda a nossa alegria de ser militar, a nossa organização e a nossa cultura. Então tudo isso é um motivo de muita alegria, pois o bombeiro vem para a avenida na expectativa de mostrar à sociedade as qualidades do militar. Sem sombra de dúvidas isso mexe bastante com o brio do bombeiro”, conclui.

A parada cívica dos militares também fascinou as pessoas que assistiam ao evento. Foi o caso da estudante Georgiana Fonseca, que pela primeira vez viu o desfile ao vivo. “Foi lindo, amei ver os militares desfilando, todos certinhos, bem ensaiados. Deu até vontade de ser militar só para poder participar de um evento desses. Se eu soubesse que era tão legal assim já teria vindo antes assistir ao desfile”.

Os bombeiros desfilaram ainda na cidade de Itabaiana/SE, com 61 militares, dos quais 31 eram combatentes e 30 músicos da Banda da corporação. O 3º Grupamento Bombeiro Militar, sediado naquele município, foi criado em agosto de 2004 e atende ocorrências de 21 cidades do agreste e alto sertão sergipano.