27 de julho de 2023, 10:41
Bombeiros encontram corpo de segundo adolescente vítima de afogamento em Aracaju
Militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), encontraram no início da manhã desta quinta-feira (27), na região da Praia de Aruana, Zona de Expansão de Aracaju, o corpo de Breno Vinícius, de 16 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira (25), quando foi vítima de afogamento juntamente com outros dois adolescentes na Praia de Atalaia. O corpo da outra vítima fatal, Gustavo dos Santos, de 14 anos, foi encontrado por volta de meio-dia desta quarta-feira (26), também na região da Aruana.
A terceira vítima do afogamento, um adolescente de 12 anos, foi resgatado com vida pelos bombeiros no momento da ocorrência, que foi registrada por volta de meio-dia e meia da terça-feira. De acordo com o tenente Antônio Dória, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) o garoto estava em grau 4 de afogamento, com muita espuma, sem pulso radial e inconsciente. Foram realizados os procedimentos de primeiros socorros pelos guarda-vidas e a vítima retomou a consciência, sendo depois conduzida ao hospital pelo SAMU, informou o militar.
Com a confirmação dessas duas mortes, o número de óbitos por afogamento em Sergipe nesses primeiros 7 meses do ano subiu para 27, sendo maior que os números de todo o ano passado, quando foram registradas 25 ocorrências.
Dicas de prevenção:
As orientações de segurança do CBMSE servem não só para as praias, mas para diversos ambientes aquáticos como Barragens, Açudes, Lagoas, Rios e Riachos, ou mesmo em ambiente doméstico:
Dê prioridade às áreas de banho supervisionadas por guarda-vidas.
- As crianças devem estar sempre supervisionadas por adulto ou responsável
- Nunca nade sozinho.
- Evite nadar após ingerir bebida alcoólica.
- Consulte o guarda-vidas para saber as condições para o banho e para o surf antes de entrar na água.
- Informe ao guarda-vidas qualquer irregularidade observada.
- Se for pego por uma corrente, nada diagonalmente a ela até conseguir escapar.
- Chame por socorros ou faça sinais se não conseguir sair da corrente.
- Nunca finja ter necessidade de socorro.
- Não substitua sua falta de conhecimento em natação por objetos flutuantes.
- Mantenha caixas d’água, lavanderias, cisternas, baldes…etc sempre tampados.
E lembre-se, PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO PARA EVITAR AFOGAMENTOS.
Por: ASCOM/CBMSE