9 de maio de 2023, 10:36

Bombeiros ensinam crianças a evitar acidentes com fogos


Publicado em 22/06/2009

O garoto Pedro Henrique dos Santos, 10 anos, já tem uma certeza para o São João deste ano: vai deixar de lado a vontade de soltar espadas ou buscapés. “Eu sempre achei bonito quando os mais velhos saiam pela rua lançando aquele fogaréu, mas hoje aprendi com o Corpo de Bombeiros o quanto é perigoso brincar com isso. Vou continuar na chuvinha e nos traques, que é melhor”, prometeu o estudante, que reside em Aracaju.

O pequeno Pedro é um dos 300 alunos da Escola de Ensino Fundamental Roberton Simonsen que participaram nesta sexta-feira, 8, do lançamento da campanha do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CMBSE) intitulada ‘Tradição, Diversão e Segurança: não deixe a alegria dos festejos juninos terminar em tristeza’. A iniciativa visa conscientizar crianças de 7 a 14 anos sobre cuidados ao brincar com fogos.

Segundo o diretor de Ensino e Instrução do CBMSE, tenente-coronel Roberto Wagner, nesse período do ano aumenta muito o número de atendimentos e socorros feitos pelos bombeiros a adolescentes e crianças em decorrência de acidentes com fogos de artifício e também produtos inflamáveis como o álcool e o querosene. “Precisamos mostrar a elas por quê é tão arriscado e quais cuidados elas devem tomar”, disse.

Durante a palestra, uma equipe multidisciplinar do CBM explica desde o funcionamento dos fogos que existem no mercado e os cuidados que se deve tomar com cada um, até as formas de se prevenir incêndios e de prestar primeiros socorros a uma pessoa que se queimou. “De uma forma descontraida, procuramos fixar a mensagem de que eles devem ter cuidado e sempre obedecerem aos pais”, reforça Wagner.

Para o tenente Valter Alves, do Subgrupamento de Socorro e Emergência, a gravidade das queimaduras em crianças costuma ser maior, por isso a campanha de prevenção agora faz parte do calendário oficial do Corpo de Bombeiros. “Todos os dias atendemos casos de pequeninos queimados e sabemos que isso poderia ser evitado com cuidados simples. Assim, além dos adultos, passamos a conversar de perto com a garotada”, justifica.

A professora Marta Regina Santos revelou que a direção da escola vinha planejando palestras para orientar os estudantes com dicas de segurança contra acidentes e que ao tomar conhecimento da campanha do Corpo de Bombeiros, não pensou duas vezes. “Convidamos os bravos soldados do fogo para essa palestra e o resultado foi maravilhoso”, agradeceu a coordenadora pedagógica da Roberto Simonsen, que é mantida pelo Sesi.

O encontro foi encerrado com uma apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, cujos músicos não deixaram ninguém parado. Entre palmas, as crianças acompanharam as canções e aumentaram a admiração pela instituição. “Além de passarem as dicas, os bombeiros mostraram um pouco de como é a profissão. Agora eu já sei que quando eu crescer vou querer ser um deles”, afirmou Pedro Henrique ao final do evento.

A campanha ‘Tradição, Diversão e Segurança’ continua às 8 horas desta terça-feira, 9, para crianças de Estância, no Fórum da cidade. Na quarta, 10, a equipe do Bombeiros vai a Itabaiana. Na próxima segunda-feira, 15, a equipe visitará a escola Judith Oliveira, no conjunto Orlando Dantas, e na terça, 16, a escola Acrísio Teixeira, na Atalaia, ambas em Aracaju. Para obter mais informações, basta ligar para o número (79) 3179-2005.