11 de maio de 2023, 10:17

Bombeiros iniciam curso de formação de sargentos combatentes

Publicada em 12/03/2014

O Departamento de Ensino e Instrução (DEI) do Corpo de Bombeiros de Sergipe deu início às atividades do Curso de Formação de Sargentos Combatentes CFS/2014. A Aula inaugural aconteceu na tarde da última segunda-feira, 10, na sede do DEI e os futuros sargentos foram recepcionados pelo Sub-Comandante Geral em exercício do CBMSE, Coronel Everaldo Ferreira de Souza, pelo Diretor de Ensino e Instrução, Major Max, além de outros profissionais que fazem parte da equipe do DEI.

O Coronel Everaldo declarou os trabalhos oficialmente abertos e em seguida o Major Max fez uma apresentação geral da programação e conteúdo do CFS/2014 aos alunos matriculados que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre o curso.

Em seguida, os alunos que integram a turma do CFS/2014 realizaram uma marcha partindo da Diretoria de Ensino Instrução (DEI), indo até as proximidades do Shopping Riomar e retornando ao local de partida. “A marcha é uma forma de incentivar o espírito de grupo que é necessário aos cursos de formação e à atividade de bombeiro em geral, destacou o Major Max.

O CFS combatente/2014 conta com 46 alunos matriculados que já ocupavam a graduação de cabo do CBMSE e terá duração de aproximadamente 22 semanas, perfazendo uma carga horária de 525 horas aula. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira no período vespertino e às sextas-feiras no período da manhã. A conclusão do curso está prevista para ocorrer em 22 de agosto do corrente ano.

Das disciplinas

A grade curricular do curso inclui matérias como: Legislação Aplicada ao CBMSE e Administração BM ,Treinamento Físico Militar ,Comunicação Social e Redação Oficial, Métodos e Técnicas de Ensino, Chefia e Liderança, Emergência e Socorros de Urgência, Defesa Civil, Preservação do local de Sinistro, Segurança de Proteção Contra Incêndios, Técnica e Tática de Salvamento, Técnica e Tática de Combate a Incêndio, dentre outras disciplinas.

Fonte: ASCOM/CBMSE