19 de maio de 2023, 09:53

Bombeiros instalam caixas do projeto “SOS Abelhas” na empresa Celse


Publicada em 06/11/2020

Na manhã desta sexta-feira (06) o Corpo Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), participou da instalação de caixas iscas na área de preservação da Celse (Centrais Elétricas de Sergipe), na Usina Termoelétrica Porto de Sergipe (UTE), localizada no município de Barra dos Coqueiros/SE. A ação faz parte projeto SOS Abelhas, uma iniciativa de responsabilidade socioambiental realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Universidade Federal (UFS), o Instituto Federal (IFS) além da Federação e Associação Sergipana de Apicultores, tendo como finalidade a preservação da espécie de Abelhas Apis Mellífera.

A empresa Celse possui uma área voltada para preservação ambiental, como rege a legislação, que preserva não só área da vegetação como as espécies nativas. O professor do IFS, doutor em comportamento e bem-estar animal, e uns dos responsáveis pelo projeto, Wilames Gomes dos Santos, ressalta que a instalação é benéfica principalmente para esta área. “A ampliação de empresas que utilizam as caixas iscas, além de dar mais visibilidade ao projeto, salva mais enxames, principalmente na área da Barra dos Coqueiros, onde o fluxo migratório de abelhas é bem expressivo”.

O coordenador de segurança e trabalho da termoelétrica, Jean Papa, ressalta que essa ação ajuda o Corpo de Bombeiros, uma vez que reduz a incidência de ocorrências envolvendo abelhas e já ficam disponíveis para eventos mais graves. “Quando fomos procurados pelos bombeiros ficamos interessados pelo projeto, pois já tivemos alguns casos trazendo insegurança para os funcionários da usina. Uma das motivações em participar do projeto é baixar os chamados relacionados a abelhas. A corporação possui muitas outras atribuições e com a ação do projeto os bombeiros podem ficar disponíveis para outras ocorrências”, frisa o coordenador.

Por: Flávia Barreto