19 de maio de 2023, 10:15

Bombeiros já registram 598 incêndios em vegetação


Publicada em 11/12/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou, de janeiro a novembro deste ano, um total de 1.176 incêndios em todo o estado, sendo 598 em vegetação e 578 incêndios urbanos, que são aqueles que ocorrem em edificações, em meio de transporte ou rede elétrica. O quantitativo de incêndios em vegetação nos meses de janeiro, outubro e novembro, juntos, representa 75,6% do total deste tipo de ocorrência registrado em 2020 inteiro.

É considerado incêndio em vegetação todos aqueles que ocorrem às margens de uma via, em mata aberta, em terreno baldio ou em quintal de residência. De acordo com a tenente-coronel BM Yana Thalita, a maior incidência de incêndio em vegetação em Sergipe ocorre entre os meses de outubro e março, por conta das altas temperaturas e clima seco.

“Esses incêndios podem causar grandes prejuízos à biodiversidade. Além de queimarem lavouras, pastos e áreas naturais, esses incêndios podem atingir edificações. A maioria dos incêndios em vegetação é causada por ação humana, seja de forma proposital ou acidental. É importante compreender que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação nestes casos é sempre acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193”, explica.

O CBMSE destaca algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a propagação do fogo em vegetação:

  • Não queimar lixo ou entulho em áreas com vegetação;
  • Não fazer queimada para limpar terrenos nem jogar pontas de cigarro ou garrafas de vidro nas margens das rodovias;
  • Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
  • Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
  • Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
  • Na agricultura, optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como uso de máquinas e plantio direto;
  • Se for fazer uma queimada controlada, faça no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização do órgão competente.

Por: Danielle Azevedo


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress