16 de maio de 2023, 11:32

Bombeiros ministram palestra de Primeiros Socorros para alunos de Radiologia


Publicado em 30/05/2018

Alunos do Curso de Radiologia de um Centro de Ensino Técnico de Aracaju/SE visitaram o quartel central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) nesta quarta-feira (30) para participarem de uma palestra sobre Primeiros Socorros. Dentre os assuntos abordados estavam abordagens iniciais às vítimas de trauma e procedimentos em casos de convulsão, epilepsia, desmaios e engasgos, além da reanimação cardiopulmonar (RCP).

Segundo o subtenente BM Luiz Marinho, instrutor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução do CBMSE, os alunos sempre saem deste tipo de palestra com um novo olhar acerca dos cuidados que devem ter e de como prestar assistência imediata até a chegada de ajuda profissional. “Nós sempre avisamos aos alunos que eles saem de um jeito diferente ao que entraram. Muitas vezes, eles não sabem nem o que fazer numa situação anormal, mas depois de uma palestra dessas eles sabem ao menos o que não fazer, o que já é muito importante. Mas também saem sabendo o que fazer, mantendo calma, tranquilidade e segurança, primeiramente salvando a vida deles mesmos e depois salvando a vida de outros. Isso porque muitas vezes a pessoa que não sabe como agir acaba também sendo vítima da situação”, explica.

Para Nayna Lima Barros Sampaio, professora da disciplina de Biosegurança, que teve a iniciativa de solicitar a palestra, as instruções foram altamente qualificadas. “Achei de suma importância os alunos estarem visitando algum local que seja diretamente ligado à segurança. Nós optamos pelo Corpo de Bombeiros justamente para termos uma visão de como é esse trabalho, para que eles pudessem nos dar um suporte maior do que o que a gente tem. Reconheço que a sala de aula oferece algumas limitações em relação a esse tema e é por isso que eu vi a importância de trazer os alunos para o quartel”, diz.

O aluno Vítor Lucas reforça o discurso da professora. De acordo com ele, foi ótimo adquirir conhecimento com profissionais capacitados em primeiros socorros como os bombeiros. “A palestra foi de grande importância e utilidade para a nossa carreira em radiologia. Dos temas abordados na palestra, o que mais me chamou a atenção foi como e o que fazer no momento de realizar os primeiros socorros. Inclusive chegou uma menina aqui com um anel preso no dedo e os palestrantes nos mostraram como retirar esse objeto com segurança”.


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress