16 de maio de 2023, 11:12

Bombeiros participam de descoberta arqueológica no São Francisco


Publicado em 02/10/2017

 

Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe que integram a equipe de Espeleologia e Arqueologia Subaquática da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI) participaram da descoberta de uma embarcação naufragada no ‘Velho Chico’, no município de Neópolis. Segundo a equipe, o naufrágio pode ter acontecido entre os séculos XVIII e XIX. O fato foi confirmado na última sexta-feira, 29.

A embarcação foi encontrada em um trabalho conjunto dos bombeiros com os mergulhadores e arqueólogos subaquáticos Gilson Rambelli e Leandro Domingues Duran, professores e membros do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (LAAA/UFS).

De acordo com o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Hector Silva Monteiro, a equipe de mergulhadores estava procurando esse barco desde a quinta (28). Na sexta-feira, enquanto faziam uma varredura no local encontraram a embarcação no fundo do Rio São Francisco a cerca de 6 metros de profundidade e aproximadamente a 40 metros da margem. O subtenente BM Sinério dos Santos e o cabo BM Glauco Fonteneli também participaram da ação.

O local da descoberta foi sinalizado provisoriamente e medido. Estiveram no local o Ministério Público Federal em Sergipe, a Marinha do Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em caso de naufrágios, a Marinha do Brasil possui atribuição de autorizar qualquer tipo de estudo, pesquisa ou exploração dos bens encontrados. Nesse caso, ela foi representada pela Agência Fluvial de Penedo – AFP, responsável por todas as questões relacionadas ao leito do Rio São Francisco.

Instituições Parceiras e Equipes – O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe é uma das 29 instituições que estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além do CBMSE, participam das ações o Ministério Público Federal e Estadual; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Fundação Nacional de Saúde; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Cultural Palmares; Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga; Marinha do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Museu de Arqueologia de Xingó da UFS; Universidade Federal de Sergipe; Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação De Vigilância Sanitária; Administração Estadual do Meio Ambiente; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe; Polícia Militar; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria de Estado da Cultura; Polícia Civil; ONG Centro da Terra; ONG Fundação Mamíferos Aquáticos.

*Com informações da ASCOM-FPI/SE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress