17 de maio de 2023, 09:29

Bombeiros participam de desfile cívico militar em Aracaju


Publicada em 07/09/2018

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) empregou, nesta sexta-feira (7), 255 profissionais no tradicional desfile cívico militar realizado na avenida Barão de Maruim, em Aracaju/SE, em comemoração à Independência do Brasil. A passagem dos soldados do fogo foi marcada pelos aplausos do público que tomou conta das calçadas e praças.

Ao comando do tenente coronel BM Mário Lima Bitencourt, a tropa foi dividida em três pelotões: de combate a incêndio, resgate e salvamento e salvamento aquático. O Estado Maior do Corpo de Bombeiros esteve representado por 31 oficiais superiores e intermediários e a guarda-bandeira foi composta por três oficiais e sete cabos. Após o terceiro pelotão, foi a vez de a Seção de Busca e Salvamento com Cães (SBRESC) encantar a população, com seus cães farejadores treinados para localizar vítimas perdidas ou soterradas em desabamentos de edificações e deslizamentos de terra.

Ao final da tropa, bombeiros militares reformados e da reserva desfilam relembrando os tempos áureos em que salvavam vidas. Junto a eles, estavam filhos, netos e demais familiares de militares da corporação, que, fardados, homenagearam esses profissionais que tanto trabalham em prol da segurança da população.

No desfile motorizado, a corporação levou à avenida as viaturas que compõem o trem de socorro, como o Auto Tanque (AT); o Auto Bomba Tanque (ABT), usado nos serviços de combate a incêndios; o Auto Busca e Salvamento (ABS), usado pelos bombeiros nas ações de resgate de vítimas de acidentes automobilísticos e demais salvamentos; a Auto Plataforma Aérea (APA), empregada nos serviços de salvamento e combate a incêndio, com plataforma articulada que alcança uma altura de 54 metros; a Lancha de Busca e Salvamento Tubarão 01, destinada aos serviços de prevenção, busca e salvamento náutico; e o Bote Inflável de Salvamento, para resgate e operações de mergulho ou apoio em praias, rios e lagos.

Para o comandante geral da corporação, coronel BM José Erivaldo Mendes, essa data é marcante, pois revive os sentimentos de patriotismo da sociedade brasileira. “Comemorar a independência do Brasil com o desfile cívico ressalta os valores do patriotismo. O bombeiro tem um papel muito importante nesse contexto pela missão que desenvolve e pelo respeito que tem pela sociedade. É um momento de muita alegria onde inclusive a gente resgata os que já estão na reserva, pra poder participar, além de crianças”, afirma.

 

Sobre o CBMSE

O CBMSE foi criado em 1º de outubro de 1920, por Decreto Governamental do presidente da província de Sergipe, José Joaquim Pereira Lobo. Com a denominação de “Seção Sapadores-Bombeiros” do Batalhão Policial da então Força Pública do Estado, o Corpo de Bombeiros foi instituído após um grande incêndio ocorrido no centro histórico de Aracaju, que destruiu completamente a loja “Casa Celeste”. O primeiro comandante da história da corporação foi Amyntas Alves Barreto e os primeiros veículos adquiridos foram um carro bomba a vapor e uma escada magyrus, ambos de tração animal.

Prestando um serviço de qualidade à população sergipana e obedecendo a padrões operacionais internacionais, os bombeiros atuam em ações de busca e salvamento, combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, perícia de incêndios, defesa civil e outras atividades de prevenção e fiscalização. Atualmente, a corporação é composta por 529 militares e possui unidades operacionais nas cidades de Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora Do Socorro, Lagarto e Propriá.