13 de janeiro de 2023, 13:55

Bombeiros participam de grupo terapêutico com o tema “luto”, realizado pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO)


Como parte das ações do Janeiro Branco, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental, o Núcleo de Saúde Ocupacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou um grupo terapêutico com o tema “luto”. Bombeiros e profissionais da área da psicologia estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (13), na sede do Núcleo, em Aracaju.

“Nós escolhemos o tema pensando nas demandas que aparecem aqui para o Núcleo, que nós identificamos. É um tema que sensibiliza muito as pessoas e nem sempre se tem um espeço para falar sobre isso. A gente quis criar esse espaço seguro, acolhedor, onde a pessoa pudesse vir trazer a sua vivência, perceber que outras pessoas também estão vivendo situações parecidas e que é possível aprender com as estratégias do outro. Foi isso que aconteceu com as pessoas que participaram, então o objetivo foi alcançado”, afirmou o psicólogo do NSO, sargento Genisson Sabino.

A subtenente Alessandra Pereira, umas das participantes do grupo, falou sobre a experiência. “Quando eu vi a proposta que foi colocada pelo Núcleo sobre esse tema, de imediato tive uma identificação muito grande porque eu percebi que eu estava vivenciando dois tipos de luto. A perda uma pessoa muito próxima da família, que foi a minha mãe, e o fato de eu estar mudando de função. Foi muito importante para mim estar aqui, para perceber que é natural ter certos sentimentos. Falar sobre isso é muito importante, porque nos ajuda a entender melhor esse processo. Estou saindo daqui muito mais leve”, finalizou.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Soldado Macário