19 de maio de 2023, 09:27

Bombeiros participam de simulado de incêndio em hospital


Publicado em 17/02/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe participou na manhã do último domingo, dia 16, de um simulado de incêndio no Hospital São Lucas, localizado no bairro São José, na capital sergipana. A ação envolveu ainda a Defesa Civil Municipal de Aracaju, Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Energisa e Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Segundo o Diretor Operacional do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, a realização de simulados está prevista no Planejamento Estratégico da instituição. “A finalidade é fazer com que a tropa treine em locais de risco e que seja testado o sistema de proteção contra incêndio e pânico da edificação, antes do acontecimento do sinistro”, afirmou.

O coronel explicou que é feito o mapeamento dos pontos sensíveis, áreas que têm um risco potencial grande. “A partir daí a gente começa a fazer as tratativas com os órgãos para realizar a parceria. Esse ano a gente iniciou com o São Lucas e a intenção é fomentar também nos demais hospitais a necessidade de estar com toda a sua estrutura de segurança em condições de uso”, apontou.

Foi simulado um princípio de incêndio numa área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com vítimas, e treinamento da evacuação do público presente dentro do hospital. “É vital que a gente coloque as instituições públicas e privadas como parceiras. Quero agradecer, porque nós não conseguiríamos fazer se não fossem todos esses órgãos e entidades que estiveram conosco. A gente aprende muito um com o outro. O Corpo de Bombeiros nos traz muita inspiração, porque trabalha com isso no dia a dia. Não tenho dúvida de que o objetivo foi alcançado”’, concluiu o diretor-geral do Hospital São Lucas, Paulo Barreto.

Por Dinah Menezes