11 de maio de 2023, 10:38

Bombeiros participam do Projeto ‘Ação Cidadã’ do Sesc


Publicada em 29/04/2014

 

Olhos atentos, joelhos no chão e vontade de aprender a salvar uma pessoa com parada cardiorespiratória. Foi assim que a estudante Andreza dos Santos, de 13 anos, experimentou fazer as manobras de oxigenação e massagem cardíaca em um boneco usado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) para treinamento de resgate, durante as ações da XII Edição do Projeto ‘Ação Cidadã’, que acontece nesta terça-feira (29), no Jardim Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro/SE.

“Eu nunca tinha visto isso. Aprendi aqui como saber se a pessoa está respirando e verificar o pulso. O bombeiro explicou como fazer uma massagem no coração. Nossos braços ficam esticados e os ombros alinhados. Com uma mão em cima da outra, a gente faz pressão no tórax, para ajudar a bombear o sangue para o coração”, diz a garota, entusiasmada com o aprendizado.

“É difícil. É preciso ter coragem e força para ajudar as pessoas. Eu não aguentei ficar nesta posição, ajoelhada, por muito tempo, nem consegui fazer 100 massagens cardíacas em um minuto”, acrescenta a dona de casa Miraci Santos, de 46 anos.

Andreza e Miraci foram duas das dezenas de crianças, adolescentes e adultos que visitaram o stand do CBMSE, montado na Quadra Poliesportiva SESC Comunidade, para expor equipamentos operacionais e orientar a população quanto às medidas de prevenção de acidentes domésticos. De acordo com o sargento BM José Lino, iniciativas como esta são importantes para difundir o trabalho dos bombeiros e socializar informações, evitando riscos de desastres.

“É bom dar oportunidade às crianças de compreenderem o valor da vida, salvando pessoas. Cada criança é um multiplicador, que, com certeza, poderá salvar alguém mais tarde. Elas perguntam bastante como se faz para achar o pulso de uma pessoa e como se sabe que a pessoa está com parada cardíaca”, afirma Lino.

Além de mostrar os procedimentos em situações de parada cardiorrespiratória e outros atendimentos pré-hospitalares, a equipe de bombeiros colocou em exposição materiais usados em combate a incêndios, busca e salvamentos. Para Luís Davi dos Santos, de 13 anos, aluno da Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho, foi interessante usar a mesma máscara respiratória facial usada pelos bombeiros quando estão apagando o fogo. “A máscara é interligada a um cilindro de oxigênio. É até melhor respirar com ela do que sem ela”, ressalta.

Segundo o sargento BM José Fabian dos Santos, é importante garantir este tipo de experiência às crianças e levar à sociedade informações de como controlar incêndios e prevenir acidentes. “A comunidade pergunta para que servem todos esses equipamentos e como são utilizados. Normalmente, as pessoas contam histórias que aconteceram com elas e tiram dúvidas, principalmente sobre o que fazer em casos de vazamento de GLP (gás de cozinha)”,diz Fabian.

O Projeto ‘Ação Cidadã’ é realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o objetivo de proporcionar à população o acesso às informações e serviços que contribuam para promoção da saúde, exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Fonte:ASCOM/CBMSE