16 de maio de 2023, 09:31
Bombeiros promovem II Seminário de Segurança Contra Incêndio
Publicado em 30/06/2016
Na manhã desta quinta-feira (30), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realizou o II Seminário de Segurança Contra Incêndio, onde militares, civis e profissionais da área de saúde e segurança, debateram temas e formas de proteção, prevenção e urgências em edificações hospitalares. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é uma maneira alusiva de celebrar o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no próximo dia 2 de julho, e as celebrações serão prolongadas até amanhã (01), onde haverá uma simulação de controle de incêndio e resgate de vítima em edifício, envolvendo várias atividades do CBMSE.
Para o diretor do Hospital e Maternidade Santa Izabel, Douglas Rosendo, os conhecimentos adquiridos no Seminário é de suma importância para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais do hospital. “Tudo o que é relevante para a segurança do Hospital é importante para nós. Eu fiz questão de vim pessoalmente para que eu e os meus técnicos, possamos ver o que é necessário para o hospital, até para aprender e colocar em prática o que foi abordado aqui, minimizando ao máximo os danos na edificação em caso de incêndio”, ressalta.
De acordo com o palestrante o major BM Douglas Moraes, que ministrou a palestra com o tema “Segurança Contra Incêndio em Edificações Hospitalares”, as edificações hospitalares presentes em Aracaju são antigas, e não atendem aos requisitos das normas atuais, e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe está trabalhando de forma educativa, notificando estes locais, e fazendo exigências de um projeto de segurança contra incêndio, afim de alertar essas instituições sobre os possíveis riscos.
Outro tema abordado no Seminário foi “Ações de Fuga de Incêndio em Hospitais”, ministrado pelo capitão BM Geaovan Lima Fontes, “Após dimesionar todos os preventivos e fazer toda proteção da edificação, a gente tem a necessidade de se comportar de maneira adequada. Essa palestra vai informar aos profissionais sobre os procedimetos corretos para agir em casos de incêndio”, enfatizou.
Para o tenente BM Alysson Carvalho, ministrante da palestra “Atendimento de urgências pré-hospitalar em vítimas envolvidas no incêndio”, o objetivo de apresentar o tema é atentar às pessoas ao que pode acontecer com uma vítima de incêndio, seja a ingestão de gases, queimaduras ou situações de tonturas e desorientação do bombeiro que está na cena e da vítima. ” É importante a gente passar isso, para que os socorristas e os profissionais que estão ligados à área saibam atuar de maneira mais eficaz e entender o que uma vítima está sentindo naquele momento”, concluiu o tenente.