4 de novembro de 2022, 09:30

Bombeiros realizam simulado de acidente com produtos perigosos


 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou, na última sexta-feira (17), um simulado de atuação em acidente automobilístico envolvendo produto perigoso. A ação foi resultado de uma parceria do CBMSE com o “2º Congresso de Urgência e Emergência de Sergipe”, realizado no Campus da Universidade Tiradentes, no bairro Farolândia, em Aracaju.

Durante a ação a equipe do Corpo de Bombeiros simulou o atendimento a uma colisão entre dois veículos de passeio, sendo que em um deles havia uma caixa contendo Dihidroxibenzeno ou Hidroquinol, uma substância química que se for inalada ou ingerida pode causar lesões graves ou até mesmo levar a vítima à morte.

De acordo com 2º tenente BM- Fabiano Queiroz, a situação simulada envolveu todas as etapas de uma ocorrência com produtos perigosos desde o acionamento da guarnição, passando pela identificação do produto, isolamento da área, salvamento, contenção e a fase final que é a descontaminação das equipes.

“Criamos uma situação em que além da presença do produto químico o acidente teve duas vítimas, sendo uma delas com múltiplas fraturas e a outra sem ferimentos graves. Para acessar a chamada zona quente do acidente, nossa guarnição usou a roupa de proteção nível(A), que é a mais adequada para esses casos por possuir maior nível de proteção, inclusive com o uso de equipamento de respiração autônoma”, explicou o tenente Queiroz. O oficial destacou ainda que após o resgate, tanto as vítimas quanto os bombeiros passaram por um corredor de descontaminação montado na cena do acidente.

“Esses simulados são de suma importância para um trabalho conjunto entre o corpo de bombeiros e outros órgãos de proteção. Sabemos que a preparação é peça principal para uma resposta a emergências deste tipo. Estando bem preparados, existem grandes chances do sucesso no atendimento cumprindo as ações pré-estabelecidas nos protocolos”, ressaltou o tenente Queiroz.

 

 

Fotos: Cabo BM – Edmilson