4 de novembro de 2022, 09:20

Bombeiros recebem emenda parlamentar para construção de Centro de Treinamento Operacional


O projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) para construção de um Centro de Treinamento Operacional foi aprovado no Edital de Emendas Participativas 2021 do senador Alessandro Vieira. Ao todo, será destinado R$ 1,29 milhão do orçamento público da União para aprimorar a capacitação continuada dos “soldados do fogo”. Com o investimento, serão criadas, em um único espaço, instalações adequadas para realização de cursos de salvamentos terrestre, aquático e em altura; combate a incêndio estrutural; resgate em espaço confinado; atividade de mergulho e atendimento pré-hospitalar.

A seleção de propostas locais por meio de edital faz parte do método encontrado pelo senador para distribuição de recursos das suas emendas individuais para Sergipe. Ele lança o edital e as empresas encaminham suas propostas, que são analisadas por uma equipe técnica, mediante critérios pré-estabelecidos. “O comando do Corpo de Bombeiros apresentou suas demandas de forma detalhada e conseguimos viabilizar a concessão dessa emenda, que vai qualificar muito o trabalho dos homens e mulheres que cuidam da nossa segurança”, diz o parlamentar.

Segundo o comandante-geral do CBMSE, coronel BM Alexandre José, a iniciativa vai fortalecer o trabalho de aperfeiçoamento técnico dos bombeiros militares, que hoje já dispõem de um o Departamento de Ensino Pesquisa e Instrução (Depi), no Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju/SE. “A ideia é que o novo Centro de Treinamento seja montado no próprio espaço disponível para o Depi, ampliando a capacidade e funcionalidade do local, proporcionando um avanço nas condições de treinamento do efetivo. Agradeço ao senador Alessandro por entender a nossa necessidade e liberar este recurso, resultando, a médio e longo prazo, na melhoria do atendimento à sociedade sergipana”, ressalta.

Para a major BM Jeane Lisboa, que atua na Assessoria de Planejamento (Asplan) do CBMSE, o investimento, que chega junto às comemorações do centenário da corporação, é importante porque dará condições adequadas para se desenvolver os requisitos técnicos operacionais para a tropa. “Atualmente realizamos alguns treinamentos em prédios públicos e em piscinas de instituições parceiras, mas que não são estruturas totalmente adequadas para nossas necessidades. E o Centro de Treinamento Operacional é, por si, estrutura fundamental para o serviço de excelência do bombeiro. O treinamento é fundamental para diminuir os erros na execução da atividade fim. Quanto mais se treina, mais correta fica a execução. Não é à toa que estamos há dez anos no primeiro lugar no ranking de credibilidade e confiança da população, desenvolvendo um trabalho de excelência na salvaguarda de vidas e de bens”, explica Jeane.

A viabilização de projetos por meio de emendas parlamentares faz parte de um processo de captação alternativa de recursos no CBMSE desde 2018. “Fazemos esta interlocução com os parlamentares, apresentando um banco de projetos bem estruturados, que possam ser propostos pelos parlamentares para o orçamento do governo federal. E temos avançado nisso. No ano passado, por exemplo, o senador Alessandro Vieira abraçou, neste mesmo esquema de captação de recursos, um projeto para aquisição de um auto-bomba tanque, usado para combate a incêndio. O empenho da compra do veículo já foi autorizado e a previsão de chegada é dezembro deste ano. Estas parcerias são fundamentais”, destaca a major.

Por: Danielle Azevedo

The gallery was not found!