16 de maio de 2023, 09:38

Bombeiros recebem homenagem no dia de Santa Bárbara


Publicada em 05/12/2016

 

No último domingo (04), o Quartel do comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi palco da recepção do cortejo de Santa Bárbara, sincretizada como Iansã na religião do candomblé. Por ser considerada a padroeira dos bombeiros  e dos feirantes, o cortejo partiu do Bairro Industrial, seguindo para o Mercado Central de Aracaju, se encerrando no QCG do Corpo de Bombeiros, localizado na rua Siriri, Centro.

O Cortejo de Santa Bárbara é uma manifestação cultural e religiosa, realizada anualmente, e que já está sua 8ª edição, tendo como objetivo mostrar esse sincretismo de maneira liberta, na luta contra a intolerância religiosa. Dentre as homenagens, além da procissão, a associação Luz do Oriente, responsável pelo evento, faz demonstrações de cânticos e dança em homenagem a Orixá Iansã, bem como apresentações artísticas, finalizando com a distribuição de acarajés e carurus em frente ao quartel dos bombeiros.

Segundo o babalorixá Janilson Teixeira, a 8ª edição do cortejo é uma grande conquista alcançada após anos de luta. “Essa  8º edição traz esse ano uma dupla homenagem e dupla alegria, que é justamente esse calendário, que a gente vem lutando para que esse projeto se tornasse público nas agendas culturais, e juntamente com apoio da deputada Ana Lúcia, aprovado em projeto, o cortejo passa a fazer parte da agenda cultural afro-religioso do estado de Sergipe. Para nós é uma imensa alegria esse empoderamento da matriz africana”,

Para a deputada Ana Lúcia, autora de vários projetos que defendem o sincretismo religioso, essa é uma manifestação de extrema importância para a superação dos preconceitos com relação à adversidade religiosa. “Eu sou autora da lei que reconhece a manifestação do dia de hoje, é uma manifestação do sincretismo religioso, com a religião cristã e a afrodescendente. É de extrema importância, que o Corpo de Bombeiros, como instituição, acolha essa homenagem e que a manifestação aconteça, porque é exatamente assim que nós iremos reeducar a sociedade, para que todos sejam respeitados, independente do credo religioso, da cor da pele , da orientação sexual, independente de alguma deficiência. Então isso faz parte de um processo educativo em que fazemos parte do processo”, ressaltou a deputada estadual.

O Corpo de Bombeiros ainda foi presenteado com o troféu “Prova de Fogo”, trazendo toda a simbologia que representa esse evento no dia de Santa Bárbara.