11 de maio de 2023, 10:03

Bombeiros registraram aumento de 64.5% no número de vistorias


Publicada em 31/01/2014

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou um aumento de 64.5% no número de vistorias realizadas em 2013, em todo o Estado, se comparado aos índices do ano anterior. Enquanto que, em 2012, foram feitas 3.610 vistorias, no ano passado, esse quantitativo subiu para 5.937. As principais demandas são solicitações de atestado de regularidade de edificação e emissão de atestado de liberação para eventos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os pedidos de vistoria foram atendidos pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), sediada na capital sergipana, e pelas unidades operacionais da Corporação nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Tobias Barreto, Estância e Itabaiana.

O capitão BM – Douglas Farias de Morais, que integra a equipe da DAT, explica que vários aspectos contribuíram para o aumento no número de solicitações de vistorias, dentre eles a descentralização do serviço que passou a ser realizado pelas unidades da corporação no interior do Estado, a intensificação das fiscalizações feitas pelas equipes do CBMSE e o crescente número de novos empreendimentos residenciais, comerciais e industriais.

A repercussão de grandes tragédias como a da boate Kiss, no Rio grande do Sul, também podem ter levado a uma preocupação maior por parte da população em relação à segurança, destacou o oficial.

As exigências

Devem ser submetidos à análise do Corpo de Bombeiros os projetos de construção de edificações residenciais, comerciais e industriais enquadradas nas exigências previstas no Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico, aprovado através da lei estadual nº 4.183 de dezembro de 1999, dentre outras normas previstas. Após uma verificação criteriosa dos itens de segurança exigidos, os empreendimentos que estiverem de acordo com as normas recebem o atestado de regularidade certificando que o empreendimento está de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico.

Cada tipo de edificação possui exigências de segurança contra incêndio e pânico específicas que variam conforme a área construída e a destinação de uso do imóvel seja ele residencial, comercial ou industrial. Os profissionais do Corpo de Bombeiros avaliam itens como a existência de extintores e mangueiras de incêndio, sinalização, iluminação e saídas de emergência dentre outros aspectos voltados para a proteção das pessoas e dos bens materiais.

Estruturas montadas para shows e outros eventos também são vistoriados

Camarotes, palcos, arquibancadas e similares montados para eventos no Estado de Sergipe também devem ser submetidos à vistoria do Corpo de bombeiros para receberem o Auto de Liberação de Eventos (ALE). As normas técnicas adotadas pelo Corpo de Bombeiros estão disponíveis para consulta no site da corporação no endereço 187.17.2.177/bombeiro

Endereços para solicitação de vistorias:

DAT Central: Rua Siriri,nº 805 Centro, Aracaju/SE.

CAT 1ºSGBM/ 1ºGBM: Avenida Coletora A, nº 943, conjunto Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro/SE. Fone: (79)3254-8783

CAT 2º GBM: Rua São José, s/nº, bairro Santa Cruz, Estância/SE. Fone: (79)3522-4860

CAT 3º GBM:Av. Pedro Teles Barbosa, nº 3452, bairro OviêdoTeixeira,Itabaiana/SE. Fone: (79)3431-8397

CAT 1º SGIBM – Lagarto ,Rodovia Lourival Baptista , s/n Fone: (79)3631-9395

Documentos necessários:

Requerimento preenchido; Cópia do Cartão do CNPJ da empresa e boleto bancário comprovando pagamento da taxa do serviço.

Órgão responsável:

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Departamento ou setor executor do serviço:

Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e Centros de Atividades Técnicas (CAT).

Diretoria de Atividades Técnicas do CBMSE está sendo modernizada e reestruturada

Mais agilidade nas vistorias e análises de projetos e facilidade de acesso do público ao andamento dos processos são os principais objetivos da ampla reestruturação tecnológica pela qual esta passando a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

O setor, que no ano passado registrou um aumento de 64.5% no número de vistorias realizadas em relação a 2012, é responsável pela análise dos projetos de segurança contra incêndio e pânico para emissão do atestado de regularidade de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais.

De acordo com o capitão BM – Hipólito, chefe do Centro de Tecnologia da Informação (CETINF) do CBMSE, o novo sistema de acompanhamento de projetos de segurança contra incêndio e pânico já está em fase de configuração na DAT. O oficial explica que pelo novo sistema, que já vem sendo utilizado em outros estados, o cidadão poderá acompanhar de qualquer lugar via internet como está seu processo de análise e vistoria de projetos, podendo inclusive agendar atendimentos, ter conhecimentos de possíveis pendências identificas pelos bombeiros.

Novos equipamentos

O chefe do CETINF destacou ainda que o comando do Corpo de Bombeiros viabilizou a infra-estrutura interna da DAT inclusive com a instalação de uma nova rede de dados e voz no setor e a aquisição de novos notbooks para serem utilizados pelos profissionais responsáveis pelas análises de projetos. Em breve, a equipe de vistoriantes da DAT contará também com trenas de medição a lazer que tornam o trabalho de vistoria ainda mais rápido, contribuindo para a agilidade na conclusão dos procedimentos.

Fonte: ASCOM/CBMSE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress